Continua após publicidade

13 benefícios da corrida

Do alívio do estresse até a queima de calorias, a prática beneficia o corpo de diferentes formas

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 8 mar 2022, 10h00
13 benefícios da corrida
 (Frank Cone/Pexels)
Continua após publicidade

A corrida, que tem inúmeros benefícios, vem ganhando mais e mais adeptos ao longo dos anos. Sendo uma prática democrática (afinal, a necessidade de equipamentos é quase nula), estima-se hoje que só no Brasil existam de 5 a 11 milhões de corredores de rua, um dado importante quando falamos de uma população onde 40,3% dos adultos são considerados sedentários (IBGE, 2020). “Mas vale lembrar que não é simplesmente vestir o seu tênis e sair correndo, a orientação de uma equipe de saúde é muito importante para resguardar a longevidade no esporte” alerta Matheus Vianna, personal trainer e criador do método “treinando sem dor”. 

13 BENEFÍCIOS DA CORRIDA

1

AJUDA NO SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

 

De acordo com Yago Fernandes, endocrinologista e especialista no segmento de emagrecimento e hipertrofia, a corrida é um exercício completo, e por isso tem tantos benefícios. “Trabalha resistência, força e todo exercício acaba levando ao um estresse fisiológico. A resposta química do corpo a esse estresse fisiológico são adaptações no sistema respiratório, cardíaco, músculo esquelético e sistema nervoso central. Um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, indicou que o corpo humano apresenta fortalecimento do sistema respiratório após 18 semanas de prática constante de corrida“.

 

2

MELHORA A CONDIÇÃO CARDÍACA

Ao começar a correr, todo seu copo entra em um processo de remodelamento estrutural e funcional do coração conforme a nova exigência. “Na corrida, há uma sobrecarga no volume sanguíneo, precisando o coração, bombear grande quantidade de sangue para os músculos para que o corredor continue o exercício em consequência disso, ocorre as dilatações das câmaras cardíacas e o aumento do miocárdio (Músculo do coração), os efeitos disso são: diminuição da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca facilitando que o coração gaste menos energia para levar sangue para todo o corpo, aumento da tolerância ao exercício aeróbico intenso, etc” explica Matheus Vianna.

Além disso, um estudo da universidade de Vermont, mostrou que correr por 30 minutos três ou quatro vezes por semana a 75 a 85% de sua frequência cardíaca máxima pode melhorar seu VO2 máximo (medida de quanto oxigênio seu corpo pode efetivamente transportar e usar) em mais de 6% em apenas 18 semanas.

 

3

 

 

TONIFICA O CÉREBRO 

Sim, é isso mesmo o que você leu. De acordo com Yago, pesquisas mostram que o exercício aeróbico pode também tonificar nosso cérebro, aumentando o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, o que pode melhorar a atenção, concentração e criatividade.

Continua após a publicidade

 

 

4

AJUDA NA SAÚDE MENTAL

A corrida também reduz os sintomas de depressão e ansiedade de forma tão eficaz quanto antidepressivos. “Quando corremos, aumentamos os níveis de substâncias químicas calmantes como serotonina, dopamina e norepinefrina. Liberando a tensão e aliviando o estresse” conta Yago Fernandes.

Mas segundo um estudo, da Medicine & Science in Sports & Exercise o efeito do exercício pode ser ainda maior. Correr pode funcionar em nível celular para reverter o impacto do estresse em nosso processo de envelhecimento. 

 

5

QUEIMA MUITAS CALORIAS

De acordo com o American Council of Exercise, uma pessoa com aproximadamente 63,5 kg queima cerca de 13,2 calorias por minuto correndo. Em uma corrida de 30 minutos, essa pessoa queimará por volta de 396 calorias. Enquanto em uma caminha de 30 minutos ela deve gastar algo em torno de 228 calorias.

Continua após a publicidade

“A ação muscular que impulsiona o corpo do ponto A a B requer a utilização de uma coisa chamada ATP (energia). Nós, armazenamos ATP na forma de glicogênio e gordura. Quando usamos nossos estoques de glicogênio, começamos a buscar o combustível que está na gordura. Levando a queima de calorias” continua o endocrinologista.

 

6

É MAIS EFETIVA DO QUE TREINOS CONTÍNUOS

Flávio Areal, mestre em Atividade Física e Desempenho Humano, compartilha que diversos estudos mostram que exercícios intervalados de alta intensidade (como a corrida) promovem respostas mais efetivas de queima de gordura do que treinos contínuos. Isso se deve, principalmente, pelo prolongamento de déficit de oxigênio pós treinamento. “ É como se após o exercício intervalado a chama da caloria continuasse acesa”.

 

7

FORTALECE OS MÚSCULOS

A corrida é um exercício que precisa ser feito de maneira progressiva e com acompanhamento de profissionais e intercalada com musculação, para que a saúde das articulações não seja comprometida. “Geralmente, quem se lesiona não corrida são pessoas sem condicionamento físico, algumas acima do peso, que realizam exercícios de forma inadequada, sem acompanhando de um profissional. A melhor forma de evitar lesão é fortalecer a musculatura, principalmente dos membros inferiores. Exercícios de força são fundamentais para construir uma mecânica saudável durante a atividade”, alerta Yago. 

Continua após a publicidade

Mas, quando realizada de maneira correta, ela pode ser uma grande aliada dos músculos.” A corrida trabalha desde os músculos posturais até o tronco, quadril, joelho e os pés, portando deve ser realizado um treinamento completar de força para que possa não apenas fortalecer as estruturas corporais como também dar mais competência aos músculos que estão mais atuantes na corrida como por exemplo: Glúteos, Quadríceps, Posteriores de Coxa e Panturrilha, permitindo assim que eles te auxiliem a praticar melhor o esporte”, explica Matheus. 

 

8

PREVINE VARIZES E CELULITES

“A corrida é um exercício completo. Os músculos são compostos por fibras de contração lenta e outras de contração rápida” conta Yago. “Em uma corrida de longa distância, principalmente ao ar livre, trabalhamos as fibras de contração lenta, exigindo mais resistência. Fatalmente, passamos por ladeiras, lombadas, calçadas, usando assim as fibras de contração rápida, exigindo mais força. Além de melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores, diminui também a retenção de líquido. Prevenindo varizes e celulite”.

9

BENEFICIA O CORE

Primeiro, precisamos entender o que é o core: O core é todo o compartimento do abdome incluindo o teto do diafragma, o assoalho pélvico (músculos da parte debaixo da pelve que seguram o xixi) e toda a parede abdominal. Ele é essencial para o controle da postura e dos movimentos em TODA e QUALQUER atividade física.

Continua após a publicidade

Por ser o pilar n° 1 de força linear e forças multidirecionais, ele é capaz de oferecer benefícios, como a estabilidade necessária para a corrida, pilar fundamental na diminuição dos riscos de lesões, que vai desde lombar até a cintura escapular. “Ela é beneficia o core porque exigir dele o tempo o trabalho necessário para gerar, estabilidade, produção de força e consequentemente” explica Matheus.

 

1 0

PROMOVE O “RUNNER’S HIGH”

Imediatamente após um treino intenso de corrida, a sensação é de euforia. Muita gente chama de “Runner’s High” ou barato do corredor”, diz Yago.

1 1

AJUDA NA ESTRUTURA CORPORAL 

Um dos principais benefícios da corrida é que, com um mês de prática vem o aumento da resistência física, melhora da disposição para as atividades do cotidiano, como subir escadas, caminhadas e até mesmo brincadeiras com as crianças. Em pouco tempo, é possível ter noites de sono mais tranquilas, uma frequência cardíaca estável, respiração equilibrada e digestão mais rápida.

Continua após a publicidade
1 2

TRABALHA TODOS OS MÚSCULOS

De acordo com Yago, com 3 a 4 meses de corridas periódicas, o corredor já começa a apresentar adaptações ortopédicas importantes, com reforço da estrutura corporal, dos ossos e dos ligamentos. Com isso, as possibilidades de torções, fraturas e, até mesmo, osteoporose diminuem muito. “Com o passar dos anos, o corredor continuar a colher os benefícios é uma maior longevidade. Evitando a morte precoce, diabetes, hipertensão, obesidade, depressão e tornando a vida mais divertida”. 

1 3

VOCÊ SE CONECTA CONSIGO MESMO

Correr é uma forma de aliviar o estresse e controlar a ansiedade, pois a prática libera no cérebro hormônios como a endorfina e a dopamina, responsáveis pelas sensações de bem-estar e felicidade, beneficiando, consequentemente, a saúde mental. “Inclusive, pesquisa recente da Queima Diária revelou que 51% dos brasileiros consideram a conexão consigo um benefício primordial na hora de fazer uma atividade física e isso está diretamente relacionado com a saúde mental, especialmente com a pandemia, onde as pessoas ficaram mais atentas aos benefícios de manter o corpo e mente em equilíbrio” conta Flávio Areal.

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.