Boa Forma Experimenta: boxe

Através do Gympass, nossa editora testa diferentes aulas para contar tudo para você

Por Larissa Serpa 9 nov 2021, 13h50

As aulas de boxe continuam sendo tendências, especialmente no mundo da moda. Giselle Bundchen, Gigi Hadid e Adriana Lima são fãs e há um bom motivo para isso, já que a modalidade fortalece o corpo inteiro ao mesmo tempo que é um excelente treino cardiovascular — sem falar que é uma ótima maneira de liberar a raiva interior.

Eu sempre tive curiosidade de tentar mas confesso que não estava esperando o que encontrei: um treino realmente pesado de cardio — mesmo se você já corre, eu garanto que a modalidade não te prepara para uma aula de boxe.

Quer entender mais? Abaixo, te conto tudo, mas antes, vamos entender um pouco mais sobre os benefícios dessa modalidade.

BENEFÍCIOS DO BOXE

Segundo a Harvard Health Medical School, essas são algumas vantagens que você pode esperar da modalidade:

  • Melhora do equilíbrio

O boxe é uma atividade que exige muito movimento, ajudando a melhorar os atributos de equilíbrio.

A modalidade tem até mesmo sido usado como um método para tratar a doença de Parkinson – uma doença neurológica debilitante que afeta a capacidade do corpo de realizar movimentos complexos. À medida que a doença progride, aumenta o risco de uma pessoa cair. Em um estudo recente sobre a redução do risco de queda e a melhoria das pontuações de equilíbrio entre as pessoas afetadas pela doença, o treinamento de boxe melhorou esses problemas.

  • Fortalecimento do corpo todo

Enquanto a maioria das pessoas pode pensar que a força do soco vem apenas do ombro, um bom soco envolve os membros inferiores empurrando contra o solo e a coordenação do resto do corpo para fornecer força por meio do golpe. Portanto, os membros inferiores, bem como os músculos centrais, são uma parte significativa do movimento.

  • Melhora a resistência

Como falado, ele é um treino intenso. Não que você não possa descansar no meio mas o professor incentiva que você continue mesmo quando estiver quase no seu limite. Tudo isso melhora a resistência do organismo, te deixando mais apta a aguentar outros desafios futuramente.

  • Melhora o humor

Há um efeito verdadeiramente catártico que surge ao liberar o estresse de uma forma saudável, como socar um saco ou uma luva de foco.

A ciência observou melhorias de humor entre aqueles que praticam este tipo de treinamento.

  • Melhora a saúde do coração

O esporte é uma forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), que foi associado a uma redução do risco de doenças cardíacas, como mostra um estudo.

  • Ajuda na perda de peso

Em um outro estudo, foi demonstrado que o treinamento de boxe diminui a gordura e melhora a composição corporal geral mais do que outras atividades, como caminhada rápida ou corrida.

Uma pessoa de 68 kg pode queimar 390–558 calorias ou mais em uma sessão de 60 minutos. O número de calorias queimadas varia de acordo com o nível de intensidade.

BOA FORMA EXPERIMENTA: AULA DE BOXE

Annushka Ahuja
Hora de vestir as luvas… Annushka Ahuja/Pexels

Primeiro, é importante saber que você não precisa procurar uma academia especializada em lutas para treinar boxe. Muitas academia “normais” contratam profissionais treinados na modalidade para ensinar aos alunos. Isso acaba tirando um pouco a intimidação, caso você não se sinta segura para começar num estúdio de lutas.

Eu fiz a aula da academia Bodytech do Shopping Pátio Paulista (São Paulo), que possui a modalidade em sua grade.

Continua após a publicidade

CARDIO

Para começar, vamos com o que já mencionei acima: o cardio. A aula se inicia com um aquecimento básico que inclui corrida no lugar, agachamentos e movimentos para soltar os ombros. Até aí tudo bem, “vai ser fichinha”, pensei.

Até que começa a aula de verdade, com 10 tiros de corrida de ida e volta na extensão da sala (que devo dizer: não é pequena).

Eu tenho treinado para corrida mas fazer 10 tiros sem pausa realmente me quebrou muito mais que 1 hora de corrida moderada na esteira.

Depois, o movimento de ida e volta na sala é com afundo, agachamento lateral… Diversos movimentos que trabalham a força das pernas — força essa que você vai precisar na segunda parte da aula.

MOVIMENTOS DE LUTA

Então, chega a hora de colocar as luvas. A academia oferece o acessório para quem não tem luvas próprias, e tudo é feito com higienização: são oferecidas luvas plásticas descartáveis para você “calçar” antes de enfiar as mãos nas luvas de boxe. Assim, o acessório se mantém limpo e seco por dentro para os próximos alunos.

Fizemos pares e foi hora de treinar os socos. De frente para outra aluna, eu fui instruída a praticar movimentos que ela iria aparar com as mãos. O “jab”, um soco rápido dado com o braço da frente foi um deles.

Ah, e o fortalecimento das pernas? É justamente por isso. A parte serve não só de apoio mas também de auxílio. Ao posicionar a perna da frente junto com a mão que dará o jab, ela oferece estabilidade e força extra ao abdômen que, por vez, vai ser da onde você vai tirar sua força para o soco.

Outros socos e movimentos de esquiva, todos típicos do boxe, também são treinados nesse momento com sua parceira. A ideia é que você faça o máximo de repetições dentro de 1 minuto. Depois, é vez da sua parceira tentar o mesmo movimento, antes de você passar para o próximo (intercalando intervalos de muito esforço com descanso ativo, HIIT, já que você precisa manter o abdômen, braços e pernas fortes quando está aparando o soco da parceira com as suas luvas também).

CONCLUSÃO

A aula é muito divertida. Talvez por não ser uma academia de luta, senti que estávamos todas “no mesmo nível”. Claro que algumas alunas que faziam aula há mais tempo já dominavam os movimentos muito melhor mas não senti a intimidação que talvez sentiria em um estúdio só de lutas.

Como eu já adiantei no início da matéria, é um cardio realmente intenso mas mais dinâmico do que um treino só de corrida, já que envolve tiros de corrida misturados a movimentos rápidos com a força dos braços e ombros.

Eu me senti exausta ao final da aula, como se realmente tivesse queimado calorias, mas sem a exaustão mental que algumas modalidades mais “monótonas” deixam.

Se você está procurando um exercício completo e que, de quebra, vai te dar confiança pra se sentir f*da, eu recomendo tentar a aula de boxe!

 

Essa aula foi feita através do Gympass, benefício que permite você praticar diferentes modalidades em diversas academias pagando apenas uma mensalidade.

.

Continua após a publicidade

Publicidade