Caminhada: descubra como turbinar seus resultados na perda de peso!

Anda, anda, anda... E não vê resultados? Veja o que fazer para mudar isso

Por Giovana Santos
Atualizado em 27 nov 2024, 14h32 - Publicado em 26 nov 2024, 20h00
Mulher caminhando no parque com roupa fitness e tênis de corrida
Caminhada realmente emagrece? Saiba mais! | (NickyLloyd/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Que a prática regular de exercícios físicos ajuda quem quer perder peso, quase todo mundo já sabe. Não é à toa, então, que muita gente começa a caminhar quando decide atingir esse objetivo – afinal, a modalidade é realmente democrática, atendendo a todos os bolsos e condicionamentos físicos. Mas será que fazer caminhada realmente emagrece? E como potencializar a atividade para aumentar o gasto energético?

Caminhada emagrece? 

Como qualquer outro tipo de movimento corporal, a caminhada ajuda a aumentar a sua queima de calorias no dia. O que pode contribuir a perda de peso, já que o processo, no fim das contas, exige que o gasto de calorias seja maior do que a ingestão.

A questão é que, sozinha, a caminhada não vai fazer milagres. Você precisa aliar a prática com uma alimentação equilibrada e que faça a “conta” fechar, deu para entender? É por isso que o mais recomendado é contar com a ajuda de um nutricionista. Além disso, alguns truques vão turbinar a sua caminhada:

Como potencializar a caminhada?

Varie

Se você está caminhando sempre no mesmo ambiente, deixando de adicionar elementos ao cenário, ficará entediada rapidamente. Mas, além disso, seu corpo se adapta rapidamente ao que está fazendo.

Quanto tempo demora? Geralmente de dois a três meses, dependendo do nível de condicionamento físico, o que significa que você vai queimar menos calorias fazendo a mesma caminhada todos os dias.

Continua após a publicidade

Adicione variedade à sua caminhada, pode ser simplesmente experimentando novas rotas.  Depois de 3 meses, submeta seu corpo a um novo desafio!

Intensifique o ritmo

Seu corpo vai queimar gordura, mas eventualmente, assim como explicado na dica acima, ele vai se acostumar com o ritmo, fazendo com que a perda de gordura seja cada vez menor.

Por isso, tenha 3 ritmos em mente: um passeio, um ritmo moderado e uma arrancada energética (para suar!). Tende caminhar das três maneiras pelo menos uma vez na mesma semana, principalmente a mais difícil.

Ainda melhor, você pode misturar os três ritmos na mesma caminhada: ande por dois minutos, aumente um pouco o ritmo por um minuto e corra por 30 segundos. Repita por 20 ou 30 minutos a sequência.

Continua após a publicidade

Fortaleça o core

Abdômen forte não significa só vaidade. Quando a região é flácida ou fraca, pode levar a uma postura incorreta, fazendo os ombros se curvarem e comprimindo os pulmões. Isso fará com que dificulte a respiração profunda e poderá até forçar músculos como os flexores do quadril e isquiotibiais. Você não só vai se cansar mais rápido, mas também fica propensa ao risco de lesão.

Embora você possa – e deva – trabalhar o seu core, você também pode se imaginar levando um livro na cabeça enquanto caminha para manter o abdômen sempre contraído.

Cuide da alimentação

Muitas vezes, as pessoas ingerem mais calorias do que queimam com uma caminhada, e se você não está prestando atenção nos seus hábitos, não vai perder peso.

Diminua o tamanho dos passos

É simples: os passos grandes não vão permitir que você ande rápido e, sem velocidade, você não queimará calorias.

Continua após a publicidade

Verifique se sua passada está muito longa, levantando um pé e inclinando-se ligeiramente para frente, vendo onde o pé cai naturalmente. Experimente do outro lado e continue a repetir essas etapas até que o comprimento das passadas se torne natural.

Escolha o tênis correto

Você não vai muito longe nem muito rápido se estiver com dor. Usando sapatos que já não são adequados, você poderá ter dores na canela, nos quadris ou na lombar, o que vai te impedir de continuar se exercitando.

Encontre uma loja na qual você possa obter conselhos de um especialista sobre o melhor tipo de tênis para o seus pés.

Registre (e comemore) o seu progresso

Se você não está acompanhando a sua melhora, será difícil saber quando é necessário mudar.

Continua após a publicidade

Mantenha um diário de caminhada e marque o seu tempo, ritmo e distância. A cada semana, tente melhorar uma dessas variáveis. Por exemplo, adicione mais alguns minutos para suas caminhadas ou tente bater o seu tempo do treino da semana anterior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.