Como escolher um exercício físico que você ama

Nem sempre a academia vai ser a solução para os seus problemas: começar e manter uma rotina de exercícios significa encontrar algo que você gosta de fazer

Por Marcela De Mingo Atualizado em 10 jun 2022, 18h13 - Publicado em 17 jun 2022, 08h00

Todo mundo está cansado de ouvir que fazer exercícios físicos não só é importante, como essencial para a boa saúde. Mas, às vezes, é muito difícil encontrar motivação para ir à academia. Epa, peraí! Quem disse que você precisa “puxar ferro” para se exercitar? Encontrar um exercício físico é possível e pode ser a chave para a criação de uma rotina mais feliz e saudável. 

“Quando as pessoas tendem a fazer algo que realmente gostam, elas tendem a frequentar mais, ficam ansiosas pela próxima sessão, percebem resultados e se tornam mais motivadas por esses motivos, entre outros”, explica Vanessa Furstenberger, educadora física. 

Para a profissional, encontrar um exercício físico que você realmente gosta tem muitas vantagens. Uma delas é conseguir manter a regularidade da prática, evitando faltar nos treinos. A segunda é, sim, mais resultados, afinal, essas pessoas se dedicam mais ao exercício físico. E a terceira principal vantagem, nesse caso, é curtir mais os benefícios da prática, tanto em termos de saúde, quanto estéticos. 

COMO ESCOLHER UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE VOCÊ AMA? 

Bom, tudo isso é muito bonito e interessante, mas como transformar essa teoria na prática? Encontrar um exercício físico que você ama não é simples, mas pode ser muito divertido. Por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer: 

1

Dê o primeiro passo

Para o médico do esporte Dr. Walid Nabil, a maior dificuldade das pessoas é, mesmo, dar o primeiro passo em relação ao exercício físico. Mas é apenas fazendo esse movimento que você estará mais perto de encontrar o exercício que ama. 

Para driblar essa dificuldade, que tal separar a tarefa “começar um exercício físico” em etapas? Você pode começar listando o que gostaria de experimentar, depois escolher uma dessas modalidades e procurar por estabelecimentos que ofereçam essas aulas no seu bairro. Em seguida, marcar uma aula experimental e, finalmente, fazer a primeira aula! 

2

Administre as suas expectativas

Outra dica preciosa do Dr. Walid é compreender que os benefícios do exercício físico não surgem do dia para a noite. Pelo contrário, elas são fruto de tempo e paciência. Então, antes de achar que você vai encontrar o seu exercício do coração logo na primeira aula – e que já vai ter os resultados esperados na semana seguinte -, aceite que esse é um processo que leva tempo – e treine a paciência!

Continua após a publicidade

3

Planeje-se

Outra dificuldade comum para encontrar um exercício físico interessante é a falta de planejamento. Por isso, é importante colocar lá na sua ideia inicial (volte ao primeiro passo!) os tempos de deslocamento e da própria aula. Use a agenda a seu favor e se programe para fazer as práticas. Você vai de carro ou de transporte público? Quanto tempo leva para chegar até o local da aula? Essa aula acontece em um horário viável, considerando a sua rotina de trabalho? 

4

Faça um check-up

Antes de buscar uma prática é interessante fazer uma consulta com um Médico de Família ou um Clínico Geral para entender como está o seu corpo. Muitas vezes, a falta de motivação para fazer um exercício físico não tem a ver apenas com não gostar daquela atividade, mas também com algumas patologias não diagnosticadas. Por exemplo, a fadiga pode ser um sinal de hipotireoidismo. Por isso, é importante consultar um médico e conseguir a devida liberação para a atividade física. 

5

Chame alguém para ir com você

Se a sua dificuldade está em, de novo, dar o primeiro passo… convide alguém para fazer aulas experimentais com você. Por mais que, a longo prazo, cada pessoa descubra o que é mais interessante para si, no mínimo você tem uma companhia para experimentar algumas aulas diferentes até encontrar o que realmente gosta. 

6

Foque no faz você se sentir bem

Um ponto importante ao buscar um exercício físico que você gosta não é se apegar nos resultados estéticos, mas em como você se sente durante aquela prática. “É ter prazer e alegria ao praticar exercício, socializar, ocupar o tempo de vida agregando em vários sentidos”, explica o Dr. Walid.

Continua após a publicidade

Publicidade