Continua após publicidade

Como melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Ter uma agenda e saber as suas prioridades são dois pontos importantes ao buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Por Marcela De Mingo
9 jun 2022, 08h00

Desde 2020, vimos o mundo mudar muito – e rápido! E nem todas essas mudanças foram positivas, afinal, com o crescimento do home office, as linhas divisórias entre a nossa vida pessoal e profissional ficaram borradas. 

Os casos de burnout explodiram ao redor do globo, e o excesso de trabalho, mais o medo e a ansiedade gerados pela pandemia de coronavírus, têm mostrado a importância de criarmos um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, em nome da nossa saúde mental e emocional. 

É POSSÍVEL TER EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL? 

Para Madalena Feliciano, especialista em gestão de carreiras e desenvolvimento humano, procurar esse equilíbrio é benéfico por muitos motivos: não só gera melhor qualidade de vida, como também colabora para a saúde, sensação de bem-estar, bons relacionamentos e, claro, resultados interessantes no trabalho. 

“É claro que o corre-corre do dia a dia, muitas vezes, impede que a gente se dê conta do excesso de trabalho e, aí, podem aparecer consequências desagradáveis na saúde, nos relacionamentos e também nos resultados almejados na carreira”, explica.

Continua após a publicidade

Dessa forma, uma das principais dificuldade em encontrar e manter esse equilíbrio são a falta de planejamento e de administração das tarefas, isto é, não só a programação do dia e da semana, como também do tempo que levamos para executar as tarefas cotidianas. Além disso, a procrastinação também pode ser um fator determinante nesses casos, assim como a necessidade de trabalhar com algo que você não gosta ou apenas com o objetivo de ganhar dinheiro. 

“É importante ressaltar que a vida é como um eletrocardiograma: tem seus altos e baixos, e é isso que a faz interessante”, diz. “O desafio é saber lidar com os momentos que estamos em baixo e entender que a questão, às vezes, não é o problema em si, mas a forma como o enxergamos.”

COMO TER MAIS EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?

O primeiro ponto é entender que o tempo que temos é limitado. Um dia é feito de 24 horas – e esse tempo é o mesmo para todo mundo! Ou seja, é essencial planejar o uso adequado dessas horas considerando as suas metas e objetivos de vida. 

Continua após a publicidade

Manter um planejamento diário e semanal é uma boa ideia para entender as demandas de trabalho e do cotidiano e buscar a melhor forma de cumprir com as demandas daquele período. 

Além disso, ter em mente o tempo de execução, principalmente, das tarefas profissionais é uma boa maneira de compreender como elas podem se encaixar melhor no seu dia a dia. 

Madalena também dá outras dicas para encontrar um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional: 

  • Reserve tempo para investir nas suas relações pessoais: e coloque esses compromissos na agenda 
  • Aprenda a dizer não: isso é essencial para montar uma agenda realista, seja de trabalho, seja pessoal
  • Aprenda a delegar: muitas vezes, cumprimos com tarefas que poderiam ser delegadas a outras pessoas, liberando espaço na nossa rotina
  • Aprenda a descansar e a limitar as interações de trabalho fora do horário comercial
  • Defina as suas prioridades: saber o que é mais importante e urgente pode ser a virada de chave para dias menos lotados e estressantes
Publicidade