Como escolher o melhor tapete para praticar yoga
Escolher um tapete de yoga com espessura, tamanho e material adequados facilita e torna a prática mais segura
O yoga é uma prática super benéfica para o corpo e a mente. Uma das suas principais vantagens é que você não precisa de muito começar a praticar: basta um pouco de tempo e boa vontade. No entanto, escolher um bom tapete de yoga para acompanhar os movimentos pode ser bastante interessante.
“Com o mat é bem mais cômodo e seguro praticar yoga”, diz Carol Rache, fundadora do Namah Wellness e professora de yoga. “Enquanto o seu corpo se mexe, ele vai proporcionando o amortecimento necessário para evitar futuros problemas. Mas não se engane, não saia comprando o primeiro tapete de yoga que encontrar pela frente, é preciso saber qual é o melhor para você.”
Com isso em mente, como fazer para escolher um mat de yoga adequado? Veja as dicas abaixo:
COMO ESCOLHER O TAPETE DE YOGA
1Espessura
O tapete de yoga ideal tem entre 3 e 5 milímetros de espessura. Isso é o suficiente para oferecer conforto e amortecimento durante a prática. Quem viaja muito e gosta de ter um tapetinho por perto, pode optar por aqueles que tenham entre 1 e 2,5 mm de espessura, já que não ocupam muito espaço e são fáceis de carregar.
2Tamanho
Aqui, um ponto importante: evite comprar tapetes que sejam menores que você – isto é, que deixem a cabeça ou os pés para fora, em contato com o chão. O tapete de yoga ideal tem alguns centímetros a mais do que a sua própria altura.
Material
Mats feitos com borracha natural são muito resistentes, além de antiderrapantes. Pense em uma prática comum, em que a mudança de postura pode causar escorregões, dependendo da superfície em que você pratica o exercício – um tapete de borracha impede que isso aconteça e evita acidentes ou lesões.
Buscar opções de alta densidade também é um fator importante, já que vai proporcionar estabilidade e segurança para as articulações. “Tenha em mente que na prática de yoga você tem contato físico intenso com o tapete”, diz. “Então, faça escolhas que antes, de mais nada, façam bem para a sua saúde. Opte por materiais naturais e livres de produtos químicos.”