Estas posturas de yoga vão te ajudar a dormir melhor

Quer um sono mais tranquilo? Aposte na prática milenar

Por Giovana Santos Atualizado em 20 dez 2021, 11h26 - Publicado em 26 jan 2022, 11h25

Um dos grandes problemas dos brasileiros atualmente envolve a má qualidade do sono. Desde que a pandemia começou, os casos de insônia só aumentam: uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros nos últimos dois anos.

É aí que entram as práticas milenares como yoga. “Ela une posturas, respiração e consciência corporal e mental, estimulando e harmonizando o sistema nervoso autônomo. Sendo assim, é benéfica para a saúde física e mental, e também para as pessoas que sofrem de insônia”, reforça o instrutor Roberto Debski, médico especializado em Medicina Integrativa.

Isso porque os ensinamentos pregados pela prática ajudam em diferentes pontos, de acordo com ele:

  • Amplia a consciência sobre corpo e mente;
  • Ajuda na percepção dos estados emocionais;
  • Estimula atitudes mais saudáveis no dia a dia;
  • Trabalha a qualidade de vida.

E aí, já viu: um corpo mais relaxado + uma mente menos estressada = noites de sono reparadoras e bem-estar! Para te ajudar com isso, o profissional indica três posturas para fazer antes de ir para a cama.

Posturas de yoga para dormir melhor

  • Viparita Karani (postura apoiando as pernas na parede)
posturas de yoga para dormir
Andrea Piacquadio/Pexels
Continua após a publicidade

Deite-se em frente a uma parede e estenda as pernas para cima, encostando-as na parede. Deixe os braços no chão, ao lado do corpo. Relaxe e inspire profundamente várias vezes. “Você pode colocar uma pequena almofada no cóccix para não forçar demais a lombar.”

  • Apanasana (joelho encostando o peito)
posturas de yoga para dormir
Miriam Alonso/Pexels

Deite-se sobre as costas e dobre os joelhos no peito, abraçando suas pernas. Quanto mais flexível for, abrace com mais força as suas canelas. Para relaxar, experimente balançar lentamente de um lado para o outro. Lembre-se de sempre respirar profundamente.

  • Supta Matsyendrasana (torção deitada das costas)

Deitada de costas, dobre os seus joelhos e deixe que eles caiam para o lado direito. Abra seu braço esquerdo na altura do ombro e gire lentamente a cabeça para o lado oposto (esquerdo). Relaxe seus ombros e respire profundamente. Depois de alguns instantes, repita a postura trocando os lados.

Continua após a publicidade

Publicidade