Crescimento das corridas noturnas no Brasil: 3 cuidados essenciais para sua segurança
Plataforma registra aumento de mais de 14% em 2025, só no primeiro semestre

A corrida de rua se tornou um esporte popular no Brasil e algo que também se tornou atrativo para os atletas são as corridas noturnas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Ticket Sports, o Brasil já registrou 111 corridas noturnas apenas no primeiro semestre de 2025, superando todo o volume de 2024, quando foram contabilizadas 97 provas ao longo do ano na plataforma.
Temperaturas amenas e menor exposição ao sol
O crescimento das corridas noturnas reforça uma tendência entre os corredores: a busca por uma experiência diferenciada, com temperaturas mais amenas, menor exposição solar e uma atmosfera mais festiva.
“O crescimento das corridas noturnas no Brasil está muito ligado à busca dos atletas por condições mais agradáveis para correr, além de oferecer uma experiência sensorial única. Luzes, música, ambientação temática… tudo isso contribui para tornar a corrida algo além da performance: um programa”, explica Gabriela Donatello, gerente de marketing da Ticket Sports.
Gabriela ainda ressalta que a proposta das provas noturnas é diferente, porque o evento se torna uma experiência. “Com temperaturas mais agradáveis, iluminação especial e até shows, a corrida se torna também uma opção de lazer”.
Para Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports, a corrida de rua, especialmente a noturna, tem se consolidado como um reflexo de uma mudança comportamental da sociedade. “O mundo da corrida não está na moda, é uma transformação social. As corridas noturnas, além do cuidado com a saúde, trazem inclusão, socialização e bem-estar. É comum ver grupos de amigos que se organizam para correr juntos à noite, transformando esse momento em uma atividade coletiva e prazerosa.”, comentou.
3 cuidados ao correr à noite
Correr à noite também precisa de cuidados. A Head de Marketing da Ticket Sports, Gabriela Donatello, listou três pontos importantes:
1) Segurança: por mais que o evento tenha toda a estrutura necessária, sabemos que a chance de pisar em algum buraco ou relevo na pista é maior. O cuidado com essa questão tem que ser redobrado. Isso serve tanto para provas noturnas como para as provas que têm largada bem cedinho.
2) Hidratação: à noite, a sede pode parecer menor, mas a desidratação ainda acontece. Beba água antes, durante (se necessário) e após a prova.
3) Alimentação: diferente da prova pela manhã, à noite o participante terá feito todas as refeições. Evitar refeições pesadas próximas da largada é o ideal. Prefira algo leve e nutritivo, como frutas, cereais ou carboidratos fáceis de digerir.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.