Musculação: a importância do descanso entre séries para resultados efetivos

Para quem quer ganhar massa muscular, respeitar o período de pausa é fundamental

Por Giovana Santos
Atualizado em 6 nov 2024, 15h32 - Publicado em 5 nov 2024, 16h00
iniciante na musculação
Musculação | (serhii_bobyk/Freepik)
Continua após publicidade

Responda com sinceridade: você costuma mesmo respeitar o período de descanso entre uma série e outra na musculação, ou tenta fazer os exercícios o mais rápido possível para otimizar o tempo?

Se você está mais para a primeira alternativa, saiba que essa pausa estipulada pelo personal faz toda a diferença, especialmente quando o objetivo é a hipertrofia (aumento dos músculos).

De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, o tempo de descanso entre as séries faz toda a diferença para quem quer ganhar massa muscular. 

“O tempo de descanso entre as séries é um componente fundamental do treinamento de força, especialmente quando o objetivo é a hipertrofia, ou seja, o aumento do tamanho das fibras musculares. O intervalo é um aspecto crítico do treinamento que influencia diretamente a capacidade do corpo de se adaptar e crescer em resposta ao estímulo do exercício”, explica Netto.

Continua após a publicidade

Quanto tempo descansar entre as séries?

“Para maximizar a hipertrofia, é essencial encontrar um equilíbrio que permita recuperação suficiente, mas sem descansar demais os músculos entre as séries”, completa.

O intervalo entre séries pode variar de 30, 45, 60 segundos a até três minutos, sendo um descanso essencial para a recuperação das fontes energéticas, modificações na taxa testosterona/cortisol, respostas hormonais, metabólicas, cardiovasculares e no desempenho.

De acordo com um artigo publicado em 2006, as concentrações de lactato sanguíneo variam e são influenciadas pela quantidade de tempo de intervalo entre séries, onde descansos menores tendem a causar maior acúmulo desses metabólitos quando comparados a tempos de intervalo entre séries maiores.

Continua após a publicidade

No texto, o autor relaciona o tempo de intervalo com os objetivos de treinamento, onde, intervalos mais curtos (1 minuto ou menos) podem ser utilizados em treinos de resistência muscular ou em circuito, com a finalidade de aprimorar a capacidade cardiovascular.

Já o descanso de 2 a 3 minutos podem ser utilizados para potencializar a hipertrofia muscular, e intervalos de mais de 3 ou 4 minutos ajudam a aumentar a força máxima, sem que haja muito acúmulo de lactato para causar desconforto durante as repetições.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.