Existe diferença entre exercício e atividade física?

Não, não é tudo a mesma coisa

Por Marcela de Mingo Atualizado em 13 abr 2022, 14h48 - Publicado em 22 abr 2022, 12h22

Essa pergunta parece quase sem cabimento, mas acredite, eles são diferentes.

ATIVIDADE FÍSICA

“Qualquer outro tipo de atividade que não seja padronizada é chamada de atividade física e está presente no dia a dia,  como caminhar para ir ao mercado ou para o trabalho, limpar a casa, subir e descer escadas no trabalho, etc.”, explica a educadora física Vanessa Furstenberger. “Todo e qualquer momento em que o corpo se movimenta é considerado atividade física.”

Em termos de atividade física, é sempre possível incrementar o gasto energético ou melhorar o condicionamento físico andando mais de um lugar para o outro, quando possível, ou usar a bicicleta como meio de transporte. Trocar o elevador pelas escadas, deixar mais o carro em casa, sair para andar mais vezes ao dia com o pet, unir a faxina com uma boa playlist, etc.

EXERCÍCIO

Já, o exercício físico é uma atividade regular, programada e sistematizada, com número de séries, tempo definido, ritmo, etc.

Continua após a publicidade

Uma caminhada no parque, por exemplo, se acontecer com constância e tempo determinado, é um exercício físico. Mas andar diariamente do ponto de ônibus até o seu local de trabalho é uma atividade física, já que não necessariamente acontece sempre no mesmo horário e com a mesma duração. 

“Quando falamos em exercício, temos que respeitar muito o nosso corpo para não passarmos dos limites”, explica Vanessa.

Ainda assim, as duas formas implicam no movimento do corpo e tem, sim, os seus benefícios – principalmente para alguém que, até então, estava 100% sedentário. De qualquer maneira, é essencial buscar compreender as necessidades do corpo antes de adotar qualquer prática. 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade