Por que sinto dor na lombar quando faço abdominal?

Acenda o sinal de alerta: você pode estar fazendo o exercício de forma errada

Por Giovana Santos Atualizado em 17 nov 2021, 15h23 - Publicado em 17 nov 2021, 09h34

Sentir dores no pós-treino é normal. Isso porque os exercícios (principalmente os de força) causam microfissuras em nossos músculos, o que desencadeia um processo inflamatório nesses tecidos. Conforme nosso corpo vai se recuperando, a dor é aliviada, as fibras se recuperam e a hipertrofia acontece!

Contudo, em algumas situações, você não deve sentir dor. É o caso do incômodo na lombar durante os abdominais — se você sofre com elas, alguma coisa está errada.

“Ou a execução está errada, ou o treino está muito intenso para você, ou então há algum desequilíbrio muscular. Outra ‘inimiga’ que contribui para as dores nas costas durante o exercício abdominal é a distração, por isso também é importante prestar atenção no movimento correto dos exercícios”, explica o personal trainer Ricardo Lapa (@lapateam), criador da academia online Foguete.

Por isso, se os abdominais são uma verdadeira tortura para a sua lombar, o recomendado é parar de realizá-los imediatamente e pedir ajuda de um profissional capacitado. Além disso, vale ficar de olho em como você está fazendo os exercícios:

  • Quando estiver deitada de barriga para cima, encoste bem as costas no colchão, deixe as pernas flexionadas e apoie os pés no chão;
  • Expire ao tirar os ombros do chão e inspire ao descer;
  • Lembre-se de contrair o abdômen o tempo todo;
  • Nada de forçar o pescoço para frente: a cabeça deve acompanhar o tronco;
  • Preste atenção no movimento.
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