Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fazer exercício físico 11 minutos por dia é melhor do que nada, diz estudo

Médico dá dicas para você se tornar mais ativo no seu dia a dia

Por Juliany Rodrigues
6 mar 2023, 17h45 • Atualizado em 21 out 2024, 16h46
Mulher fazendo exercício físico
Para ter saúde e qualidade de vida, fuja do sedentarismo e comece a se movimentar | (master1305/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido e publicado no British Journal of Sports Medicine mostrou que fazer uma caminhada acelerada diariamente pode trazer benefícios que realmente fazem a diferença para a saúde do organismo.

    De acordo com a análise, se todas as pessoas praticassem 11 minutos de atividade física por dia, uma em cada dez mortes prematuras poderia ser evitada. Então, esse é mais um motivo para te incentivar a movimentar o seu corpo e deixar de lado o sedentarismo.

    A recomendação do NHS, serviço público de saúde britânico, é que todos pratiquem uma atividade física que aumente a frequência cardíaca de 150 a 300 minutos toda semana. Essa frequência muda para as atividades vigorosas, tornando-se de 75 a 150 minutos por semana.

    Os pesquisadores levaram em consideração vários grandes estudos anteriores a respeito dos benefícios dos exercícios físicos, e chegaram ao seguinte resultado: movimentar o corpo metade da quantidade recomendada poderia ajudar na prevenção de um em cada 20 casos de doença cardiovascular e aproximadamente um em 30 casos de câncer.

    Isso quer dizer que praticar 11 minutos por dia (75 minutos por semana) de atividade física já entregam vantagens para o organismo, sendo o suficiente para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames em 17% e câncer em 7%, segundo as conclusões científicas. Para alguns tipos de câncer específicos, os exercícios físicos se mostraram ainda mais eficazes, por exemplo, de cabeça, de pescoço, gástrico, leucemia e cânceres no sangue.

    Em entrevista à Boa Forma, Daniel Oliveira, médico ortopedista e diretor do NOT (Núcleo de Ortopedia e Traumatologia), comenta as conclusões do estudo.

    Continua após a publicidade

    “A atividade física regular é fundamental em todas as idades, melhorando nossa qualidade de vida e ajudando a prevenir e também combater doenças crônicas. Indivíduos sedentários são mais propensos a várias doenças que aumentam o risco de patologias cardiovasculares”, diz o especialista, que destaca que os exercícios são fundamentais para diminuir o percentual de gordura e para ter um maior controle dos níveis de colesterol e de glicemia.

    O ortopedista ainda explica que o movimento promove uma melhora na circulação. “tornando as artérias mais eficientes para levar o sangue para os outros órgãos”.

    Quando o assunto é atividade física, vale a pena enfatizar que sua prática regular faz bem para a saúde mental, para o condicionamento físico, para o sono e para o corpo como um todo, promovendo o bem-estar geral.

    “É importante que as pessoas saibam que qualquer quantidade de atividade é melhor do que nenhuma e que, quanto mais ela for praticada, melhor será”, fala.

    Continua após a publicidade

    COMO SE TORNAR MAIS ATIVO?

    “O objetivo é sentir o coração batendo em ritmo mais acelerado, mas sem a necessidade de perder o fôlego”, conta o médico ortopedista. Veja algumas sugestões:

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.