Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 exercícios aeróbicos para fazer em casa

Confira práticas que ajudam a melhorar o condicionamento físico e podem ser realizadas facilmente em casa

Por Juliany Rodrigues
29 jan 2026, 14h00 •
5 exercícios aeróbicos para fazer em casa | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • É verdade que os treinos de força são importantes para preservar a saúde do nosso corpo. Mas não se engane: os exercícios aeróbicos também desempenham um papel fundamental nesse cuidado. E você pode incluí-los no dia a dia de um jeito prático, sem sair do conforto da sua casa.

    “Exercícios aeróbicos são atividades que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia”, explica Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.

    Quando realizada de maneira regular, a prática aeróbica faz muito bem para a parte física. Mas seus benefícios também se estendem para o aspecto mental.

    “Essas atividades garantem uma melhora do humor, ajudam no combate ao estresse e à ansiedade e colaboram para o aumento da disposição”, afirma.

    Além das esteiras e bicicletas ergométricas — aparelhos clássicos da academia —, existem diversas opções de exercícios aeróbicos que não exigem equipamentos sofisticados e que, mesmo assim, oferecem bons resultados para o condicionamento físico e o sistema cardiovascular.

    A seguir, Boa Forma separou cinco exercícios aeróbicos para fazer em casa e aproveitar as vantagens que a modalidade pode oferecer ao bem-estar. Veja:

    5 exercícios aeróbicos para fazer em casa

    1. Polichinelo

    O polichinelo consiste em um movimento pliométrico que utiliza o peso do próprio corpo (calistenia). É um exercício que pode ser feito facilmente em qualquer lugar.

    Continua após a publicidade

    Um estudo de 2017 conduzido por cientistas da unidade de pesquisa de Ciências do Esporte e Exercício da Universidade de Palermo, Itália, mostrou que movimentos de calistenia contribui para a postura, a força e a composição corporal sem exigir a utilização de grandes equipamentos.

    Apesar de trabalhar principalmente pernas, ombros e abdome, o polichinelo ativa diversos músculos ao mesmo tempo, e seus benefícios incluem queima calórica, melhora da saúde dos ossos, ganho de força e aumento da resistência física.

    5 exercícios sem equipamento que elevam o gasto energético

    2. Burpee

    O burpee é um exercício intenso que envolve uma sequência de movimentos como agachamento, flexão de braços e salto. Ele exige muito equilíbrio e flexibilidade durante sua execução.

    3. Dança

    Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine mostrou que tanto a dança de intensidade moderada quanto a caminhada de intensidade moderada foram associadas a um menor risco de morte por doença cardíaca, mas a primeira teve um efeito protetor ainda maior.

    Continua após a publicidade

    A prática utiliza a maioria dos músculos do corpo, mas especialmente o abdômen, os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e panturrilhas.

    Dançar ajuda a melhorar a ansiedade?

    4. Corrida estacionária

    A corrida estacionária pode ser uma boa opção para quem treina em casa ou tem pouco tempo. No entanto, por envolver impacto repetido, é preciso atenção.

    Um estudo publicado no Journal of Biomechanics, aponta que o impacto articular pode ser semelhante ao da corrida tradicional quando o exercício é feito de forma intensa. Por isso, pessoas com dores nos joelhos, tornozelos ou quadril devem optar por versões adaptadas, como marcha acelerada no lugar.

    5. Pular corda

    Pular corda consiste em uma atividade que você pode fazer em praticamente qualquer lugar, o que faz dela uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.

    Continua após a publicidade

    Além de ser acessível, a prática conta com outras vantagens, incluindo a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e do condicionamento físico.

    Como pular corda do jeito certo?

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.