Comece o dia com energia: 5 exercícios de ioga para fazer na cama
Confira movimentos que podem te ajudar a encarar a rotina com mais leveza

Fazer ioga pela manhã, logo após acordar, pode resultar em uma série de benefícios para a sua saúde mental e física. Além de contribuir para o aumento da flexibilidade e a aceleração do metabolismo, o hábito traz redução do estresse, melhora da respiração e mais energia para encarar o dia.
E o melhor de tudo: você não precisa de muito tempo para incluir a ioga matinal na sua rotina. Com poucos minutos e ainda na cama, já é possível colher as vantagens da prática e relaxar a mente.
“Durante toda a prática dos movimentos, permaneça atenta à respiração: mantenha-a profunda e, sobretudo, confortável. Faça tudo de forma consciente e tranquila, parando se surgirem dores, sobretudo articulares”, orienta o Victor Waismark Amorim, instrutor de ioga.
A seguir, separamos algumas posturas para você fazer. Confira:
5 exercícios de ioga para começar o dia bem
1. Postura da borboleta (bhadrasana)
Comece sentada, unindo as solas dos pés e trazendo-as o mais próximo do períneo possível. Segure os pés com as mãos.
Fique na posição por algum tempo, observando a própria respiração. Depois de 10 respirações, balance as pernas, forçando os joelhos para baixo e abrindo o quadril.
2. Torção sentada
Comece sentado, com os braços relaxados de cada lado. Leve a mão esquerda ao chão e coloque-a atrás do sacro. Descanse a mão direita no joelho esquerdo.
Inspire e alongue a coluna. Ao expirar, use as mãos para girar o tronco para a esquerda. Segure por 5 a 10 respirações profundas. Repita do outro lado.
3. Postura da criança (balasana)
Com as canelas apoiadas no solo e os joelhos afastados na largura do quadril, sente-se em cima dos calcanhares e jogue o tronco para a frente, estendendo os braços acima da cabeça no solo.
4. Gato-Vaca
Comece de quatro com as mãos sob os ombros e os joelhos sob os quadris. Inspire e olhe para cima com a coluna arqueada, afastando os ombros das orelhas da vaca.
Ao expirar, pressione o chão com as mãos e os joelhos e arredonde a coluna como um gato furioso. Repita por 5 ciclos respiratórios completos (inspire e expire).
5. Bebê feliz
Deite-se de costas e levante os joelhos nas laterais do corpo. Mantendo os joelhos dobrados, aponte as solas dos pés em direção ao teto.
Se possível, segure os pés com as mãos, deixando as costas relaxarem no chão. Puxe os pés ligeiramente para baixo com as mãos para criar tensão. Para um alongamento adicional, afaste os pés e para o lado.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.