Saia do sedentarismo: exercícios simples para transformar sua saúde
A falta de atividades físicas no dia a dia traz prejuízos tanto à parte física quanto mental do nosso corpo
O sedentarismo é um dos grandes vilões da saúde moderna, aumentando o risco de problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e até mesmo depressão.
“O corpo humano foi feito para se movimentar. A inatividade prolongada pode levar a dores musculares, problemas cardiovasculares e dificuldades metabólicas, além de impactar o bem-estar mental”, explica a Dra. Elizabeth Takitani, cardiologista do Hospital Nipo-Brasileiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 47% dos brasileiros não realizam atividades físicas suficientes. Se você quer deixar de fazer parte desse grupo, é hora de incluir o movimento no seu dia a dia.
Mas calma: não precisa passar horas na academia para conseguir colher os benefícios. De acordo com Takitani, pequenas mudanças na rotina já trazem benefícios significativos.
“Exercícios simples e consistentes já fazem uma grande diferença”, reforça a especialista. “Caminhadas curtas, subir escadas em vez de usar elevador e alongamentos matinais já ajudam a ativar o corpo.”
A seguir, a médica revela alguns exercícios que podem ser considerados ideais para quem está dando os primeiros passos para uma vida mais ativa. Confira!
Exercícios fáceis para sair do sedentarismo
- Caminhada: é uma ótima opção para iniciantes, pode ser feita em qualquer lugar e ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o bem-estar mental. A médica orienta estabelecer uma meta para atingir algo próximo de 10000 passos diários.
- Agachamento: é um exercício que tem uma execução simples e auxilia no fortalecimento de pernas e glúteos, além de melhorar a postura.
- Polichinelos: os polichinelos provocam um aumento da frequência cardíaca e colaboram para o desenvolvimento de mais resistência física.
- Alongamentos: são movimentos que podem ser incluídos em diferentes momentos do dia e ajudam a aumentar a flexibilidade, a evitar dores musculares e a melhorar a mobilidade das articulações.
- Exercícios de peso corporal: flexões e abdominais são ótimos movimentos para fortalecer os músculos sem utilizar equipamentos específicos.
- Passear: é algo simples, mas que pode contribuir para o aumento dos níveis de atividade física. É importante priorizar ambientes seguros e agradáveis.
- Danças: são atividades dinâmicas e que podem ser extremamente divertidas. Elas envolvem grandes segmentos corporais e ativam diversos músculos durante a execução.
“O ideal é começar devagar e aumentar a intensidade aos poucos, respeitando os limites do corpo”, fala a Dra. Elizabeth.
Não desista!
Uma das maiores dificuldades de quem começa a se exercitar é manter a constância. Para evitar desistências, algumas estratégias podem ser colocadas em prática.
Segundo a cardiologista, é fundamental estabelecer metas realistas para preservar a motivação para treinar. Então, o ideal é sempre começar com pequenos desafios e ir aumentando gradualmente.
Também é uma boa ideia tentar criar uma rotina, ou seja, encontrar horários fixos na sua agenda para a prática de atividades físicas. Outro segredo é incluir no dia a dia modalidades que realmente sejam prazerosas para você.
Vale destacar que ter uma companhia para treinar pode tornar o processo mais motivador.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Como construir força real sem aumentar a carga
Estudo revela: manter peso estável pode auxiliar na longevidade até os 90 anos
Whey Protein antes, durante ou depois do treino? Qual o horário ideal para o consumo?
14 formas diferentes de usar o vibrador para alcançar um orgasmo intenso
Como utilizar e para que serve o simulador de remo?





