Continua após publicidade

Os benefícios dos exercícios físicos durante a menstruação

Ao se movimentar durante o período, você pode perceber uma melhora das cólicas, do cansaço, do humor e de outros desconfortos

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 24 nov 2022, 15h00
Mulher com cólica deitada no sofá - Entenda os benefícios dos exercícios físicos durante a menstruação
 (diana.grytsku/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A cólica é um sintoma comum na vida de muitas mulheres e indicam que a menstruação está para chegar. Outros desconfortos também podem aparecer durante o período, como a sensação de inchaço, a maior sensibilidade em algumas áreas do corpo e a fadiga. As alterações hormonais podem causar modificações na rotina, já que as mulheres passam a ter menos disposição para cumprir com as demandas do dia a dia. Entretanto, os exercícios físicos contribuem para a melhora desses sintomas e, por isso, devem ser praticados já no período que antecede o ciclo da menstruação.

“Além do fluxo em si, os sintomas pré-menstruais podem ser incômodos. Exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida e ciclismo estão entre os recomendados. Eles podem ajudar a aliviar a dor, superar sintomas como depressão e fadiga, e reduzem a retenção de água e o inchaço, o que é muito comum e desconfortável”, explica o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Ao se movimentar durante a menstruação, a mulher pode começar a se sentir mais ativa durante todo o dia, o que reduz a vontade de permanecer em repouso. “O esporte melhora a circulação sanguínea em todos os músculos do corpo e os enriquece com oxigênio e nutrientes. Isso melhora a capacidade do músculo de liberar mais energia. Além disso, a menstruação pode causar problemas no estado de espírito. É comprovado que a realização de exercícios de baixa ou média intensidade melhora muito o humor”, acrescenta Bellelis.

De acordo com o médico, a princípio, pode ser difícil incluir os exercícios físicos durante o período de menstruação mas esse é um hábito que vale a pena. “Como a atividade física diminui os hormônios como o cortisol e aumenta outros como a serotonina e a dopamina, em pouco tempo é possível notar a sensação de bem-estar e fica mais fácil seguir”, finaliza ele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.