Melhores exercícios para a digestão

Já sentiu o intestino começar a trabalhar bem no meio do treino? Existe uma explicação científica para isso!

Por Giovana Santos Atualizado em 27 jan 2022, 19h01 - Publicado em 25 fev 2022, 11h00

Sofre com o intestino preguiçoso ou com algum distúrbio gastrointestinal? Pois saiba que os exercícios físicos podem te ajudar a lidar com os problemas: eles estimulam a movimentação da comida pelo sistema digestivo, diminuem a inflamação na região e melhoram a saúde como um todo.

“Com o metabolismo lento, o processo de digestão de um alimento é muito maior. Isso causa um atraso no corpo em receber os nutrientes necessários para funções vitais (como circulação sanguínea)”, complementa Tauan Gomes, personal trainer, educador físico, coach e especialista em treino online.

Dessa forma, a atividade física pode contribuir para a prevenção de prisão de ventre, diverticulite e até câncer de cólon. “Os efeitos positivos também estão associados ao controle do estresse. Isso porque o sistema gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, à raiva e à depressão”, finaliza o especialista.

MELHORES EXERCÍCIOS PARA A DIGESTÃO

Contudo, outros hábitos também são essenciais na hora de deixar nosso intestino funcionando como um verdadeiro relógio. De acordo com o especialista, eles incluem alimentação adequada, consumo ideal de água e sono regular. “O corpo é uma máquina que precisa permanecer em atividade constante.”

Quando se trata das melhores modalidades para a digestão, ele afirma que todas são bem-vindas — e que apenas meia hora por dia já é suficiente para gerar benefícios. Mas algumas podem ser especialmente vantajosas:

ATIVIDADES AERÓBICAS

exercícios para digestão
RF._.studio/Pexels
Continua após a publicidade

Caminhada, bicicleta, elíptico, pular corda, remo, corrida… As opções são inúmeras. Elas aumentam a circulação de sangue pelo corpo todo, favorecendo o funcionamento do intestino.

YOGA

exercícios para digestão
RF._.studio/Pexels

Assim como alongamentos e exercícios de flexibilidade e estabilidade. “Esses movimentos massageiam os órgãos internos e facilitam a passagem dos alimentos durante o processo de digestão”, explica Tauan Gomes.

Um estudo de 2016 envolvendo pessoas com doença de Crohn inativa ou leve, por exemplo, mostrou que a prática de yoga melhorou a qualidade de vida e os níveis de estresse dos participantes sem efeitos colaterais.

EXERCÍCIOS COM O PESO DO CORPO

exercícios para digestão
ANTONI SHKRABA/Pexels

Os treinos funcionais normalmente realizados em circuitos são ótimas opções, uma vez que estimulam a capacidade cardiorrespiratória. “Eles trabalham o corpo de uma forma completa, ou seja, exigem de vários grupos musculares ao mesmo tempo”, diz o personal.

Aí, com tudo funcionando adequadamente, a digestão também é aprimorada!

Continua após a publicidade

Publicidade