Melhores exercícios para dor no ombro
Saiba quais são as lesões mais comuns, tratamentos e quais os movimentos que ajudam na recuperação
Se você já teve alguma lesão no ombro, sabe que levantar sacolas de supermercado, carregar uma bolsa ou até mesmo tentar abrir uma porta pode ser impossível no período de dor aguda. Mas alguns exercícios para dor no ombro podem ajudar.
O QUE VOCÊ DEVE SABER
O ombro é uma articulação esférica que conecta o braço ao corpo e permite a movimentação em diferentes direções.
Por exemplo, seu joelho pode esticar e flexionar, enquanto o ombro pode fazer movimentos circulares e alcançar padrões cruzados. Por outro lado, é justamente isso que torna o ombro vulnerável a lesões.
Lesões comuns de ombro
Devido a todos os tecidos moles no ombro, Rodrigo Fenner, doutor, fisioterapeuta e educador físico da Faculdade Uniguaçu, explica que síndrome do impacto, tendinopatias (tendinite, bursite, por exemplo) e capsulite adesiva são os tipos de lesões mais comuns.
Tendinite
A tendinite do ombro é uma lesão inflamatória no ombro. A tendinite vem de microtraumas repetidos no manguito rotador, e não de uma lesão específica.
Sintomas:
Dor ao levantar o braço ou deitar sobre ombro
Dor quando o braço está erguido na altura do ombro
Um som de “clique” durante os movimentos
Tratamento:
A princípio, repouso, gelo e anti-inflamatórios
Após o repouso inicial, você deseja recuperar sua amplitude de movimento com fisioterapia ou exercícios específicos.
2Bursite
A bursa é uma pequena “bolsa” cheio de líquido que funciona como um disco deslizante para reduzir o atrito entre os tecidos do corpo. A bursite é a inflamação da bursa do ombro, que geralmente ocorre por lesão ou tensão.
Sintomas:
Os sintomas são semelhantes aos da tendinite de ombro. É comum que essas duas lesões ocorram ao mesmo tempo.
Dor localizada, inchaço ou sensibilidade – geralmente na parte externa do ombro
Dor que aumenta gradualmente ao longo de semanas
Tratamento:
Nos primeiros sintomas, repouso, gelo e anti-inflamatórios
Exercícios específicos e fisioterapia
Liberar líquido da bursa e/ou injetar cortisona na área pode ser sugerido pelo médico se os sintomas persistirem.
3Capsulite Adesiva
Conhecida popularmente como ombro congelado devido à sensação de rigidez, já o nome capsulite adesiva se refere à inflamação da estrutura capsular da articulação que compromete a adesão da cápsula ao ombro.
É uma condição bastante incapacitante, pois devido à dor e rigidez, os movimentos do braço se tornam limitados. A origem da lesão pode ser por trauma, por fatores externos ou intrínsecos do próprio ombro, ou de outros problemas de saúde.
Sintomas:
Os mesmos da tendinite. A capsulite adesiva é considerada uma das mais incapacitantes e mais complicadas em termos de diagnóstico e tratamento, devido à falta de consenso a respeito da etiologia da doença, ou seja, das causas.
Quando a rigidez se instala, a dor diminui de intensidade, mas continua principalmente no período noturno, a rigidez ou congelamento do ombro consiste em um bloqueio dos movimentos.
Tratamento:
O médico deve solicitar exames de imagem como radiografia, para avaliar a condição das articulações do ombro e as estruturas ósseas do ombro a fim de identificar se há alguma fratura ou alteração de cálcio que pode influenciar na síndrome do ombro congelado. Além da radiografia, pode-se utilizar a ultrassonografia, este exame permite avaliar o espessamento e a elasticidade dos ligamentos, bem como identificar possíveis lesões no manguito rotador ou em algum músculo do ombro.
Nos primeiros sintomas, repouso, gelo e anti-inflamatórios.
Exercícios específicos e fisioterapia.
EXERCÍCIO PARA DOR NO OMBRO
ATENÇÃO: Estes exercícios não são prescrições especificamente projetadas para você. Por favor, consulte o seu médico ou fisioterapeuta.
Os exercícios a seguir são uma pequena amostra de muitos que estão disponíveis, e seu médico ou fisioterapeuta saberá quais são os certos para você.
Mobilidade torácica, associada a estabilização escapular
Mobilidade escapular na parede
Fly reverso