5 exercícios para os músculos oblíquos do abdômen

Entenda a importância deles e confira os melhores movimentos para a região

Por Giovana Santos Atualizado em 13 abr 2022, 14h51 - Publicado em 4 Maio 2022, 10h50

Os músculos oblíquos são aqueles localizados nas laterais do abdômen. Eles são divididos em: músculo oblíquo externo, músculo oblíquo interno e músculo transverso.

O músculo externo é o maior e o mais superficial dos três. Fica sob a pele das regiões torácica e abdominal. “Os músculos abdominais são responsáveis pela tensão da parede anterior do corpo. Em colaboração com a musculatura dorsal, eles estabilizam a coluna vertebral e movimentam o tronco”, explica Waldyr Maciel, educador físico e Coordenador técnico da academia Les Cinq Gym.

Ou seja: com todas as estruturas fortalecidas, sua postura melhora e as dores são aliviadas. O profissional elenca os melhores exercícios para a região:

MELHORES EXERCÍCIOS PARA OS OBLÍQUOS

“Os abdominais oblíquos são, sem dúvida, músculos que não devemos nos esquecer de trabalhar no treino. A sua função é estabilizar o tronco em movimentos de rotação e flexão lateral”, diz o especialista.

FLEXÃO LATERAL DO TRONCO

Deitada de lado, estique o braço que fica embaixo para frente e dobre levemente as pernas. A outra mão toca a orelha.

Então, tire o tronco e os joelhos do chão, aproximando-os como se as pernas fossem tocar o cotovelo. Faça o número de repetições desejado e depois troque de lado.

PRANCHA LATERAL

prancha
BOA FORMA/BOA FORMA

Deite-se de lado. Deixe o antebraço que fica embaixo apoiado no chão, com o cotovelo abaixo da linha do ombro. Deixe o corpo em uma linha reta e um pé em cima do outro.

Continua após a publicidade

Então, levante o quadril, tirando o corpo do chão. Mantenha a posição por alguns segundos e repita do outro lado.

CRUNCH COM ROTAÇÃO DO TRONCO

Deitada de lado, leve as duas mãos às orelhas e dobre levemente as pernas.

Então, tire o tronco e os joelhos do chão, aproximando-os como se as pernas fossem tocar o cotovelo. Faça o número de repetições desejado e depois troque de lado.

TWIST COM BOLA

5. Russian twist
Boa Forma/BOA FORMA

Sente-se com as pernas esticadas à frente, mas os joelhos levemente flexionados. Segure uma bola com as mãos, e traga o tronco para trás (mas deixe a coluna reta).

Em movimentos rápidos, leve a bola de um lado para o outro do corpo, fazendo ela tocar o chão.

PRANCHA

Variações de prancha
Li Sun, Pexels/Divulgação

Deite de barriga para baixo, apoie as pontas dos pés (abertas na largura do quadril) e os antebraços (na direção dos ombros) no chão. Então, tire o corpo do chão, mas deixe-o em linha reta. Mantenha a posição por alguns segundos.

Continua após a publicidade

Publicidade