Treino de pilates sem sair do chão

Pegue o colchonete e aproveite!

Por Giovana Santos Atualizado em 25 out 2021, 15h14 - Publicado em 29 out 2021, 09h00

Você sabia que o Pilates é considerado uma das atividades mais completas que existem? Isso mesmo! Apesar de parecer tranquila, uma sessão faz você suar muito, uma vez que exige concentração, força, resistência, respiração, flexibilidade e consciência corporal. 

“Ao contrário da ginástica tradicional, o Pilates não prioriza várias repetições do movimento. E sim, a qualidade dele. Por isso, é possível adaptar os exercícios conforme o condicionamento do  indivíduo”, explica Natália Lima, instrutora de Pilates e mentora gestacional do Espaço Tatva.

Existem diversas formas de praticar o Pilates. Dentre elas, há o mat Pilates: exercícios praticados no solo. “Todos têm o mesmo objetivo — condicionar e/ou reabilitar o corpo. No chão, podemos usar vários acessórios, como bolas, flex ring e faixas elásticas. Isso facilita a prática em casa”, diz a especialista. 

Os benefícios são enormes: 

  • Melhora da postura;
  • Aumento da estabilidade da pélvis e do ombro;
  • Alívio de dores, estresse e tensão;
  • Mais equilíbrio e coordenação;
  • Bem-estar.

Pensando nisso, veja alguns exercícios que você pode praticar em casa:

Mermaid

 

 

Comece sentada lateralmente, com ombros e cotovelos alinhados e mãos próximas ao chão. As pernas devem permanecer cruzadas.

Continua após a publicidade

Movimente o tronco para o lado até apoiar o cotovelo no chão. Ao mesmo tempo, leve o outro braço acima da cabeça. Retorne.

Repita de 6 a 8 vezes para cada lado, sempre inspirando pelo nariz quando parada e soltando o ar pela boca quando em movimento. 

Movimento da ponte

 

Deite-se de costas no colchonete, mantenha os braços ao lado esticados, flexione os joelhos (deixando-os perpendiculares ao chão) e mantenha um pé no chão e outro elevado.

Em seguida, contraia os glúteos, o abdômen e levante o quadril (em direção ao teto), de modo que a barriga e as costas saiam do piso.

Lembre-se, mais uma vez, de inspirar pelo nariz quando estiver elevando o quadril e soltar pela boca quando estiver descendo. Faça 8 repetições com cada perna. 

Leg pull

Esse exercício, assim como a prancha, trabalha o corpo todo. Mantenha o alinhamento e mova uma perna por vez.

Expire, retirando uma perna e um braço do solo e inspire, retornando. Alterne as pernas e os braços. Repita de 4 a 5 vezes de cada lado. 

Continua após a publicidade

Publicidade