Boa Forma experimenta: Fit Dance

Através do Gympass, nossa editora testa diferentes aulas para contar tudo para você

Por Larissa Serpa Atualizado em 15 out 2021, 12h56 - Publicado em 16 out 2021, 12h23

A dança está em alta — e TikTok que o diga. São vários desafios com coreografias simples ou não-tão simples (quem lembra do desafio da música WAP?) sendo reproduzidos cada vez mais nas redes sociais, e a vontade de aprender a movimentar o corpo maestria só cresce.

Eu, por outro lado, nunca fui a pessoa mais graciosa para danças. Eu me movimento de uma maneira… Esquisita, quando se diz respeito a dançar.

Mas como é que é o ditado? “Dance como se ninguém estive olhando”? Eu tento colocar isso em prática. Afinal, os benefícios de mexer o corpo são maiores que a vergonha, certo?

Por isso, nós testamos uma aula de Fit Dance, na academia BodyTech, para contar para você que ainda tem vergonha como é a experiência:

BENEFÍCIOS DO FIT DANCE

  • Melhora da memória

De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, a dança pode melhorar sua memória e impedir que você desenvolva demência à medida que envelhece. A ciência revela que o exercício aeróbico pode reverter a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória. O hipocampo encolhe naturalmente durante o final da idade adulta, o que muitas vezes leva ao comprometimento da memória e, às vezes, à demência.

  • Melhorar a flexibilidade

Os movimentos aumentam a flexibilidade e reduzem a rigidez.

  • Reduz o estresse

Se você estiver se sentindo tenso ou estressado, dance! Em um estudo controlado no Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores descobriram que a dança e o acompanhamento musical podem ajudar a aliviar o estresse.

  • Diminui Depressão

Dançar realmente levanta o ânimo, de acordo com um estudo que testou os efeitos da dança em pessoas com depressão. Os pacientes que participaram de uma dança animada em grupo apresentaram o menor número de sintomas de depressão e maior vitalidade.

  • Ajuda o Coração

A dança é uma ótima atividade para quem tem risco de doenças cardiovasculares. Pessoas com insuficiência cardíaca que começaram a dançar melhoraram sua saúde cardíaca, respiração e qualidade de vida significativamente em comparação com aqueles que pedalaram ou caminharam em uma esteira para se exercitar, observou um estudo italiano.

  • Perda de peso

Entediado com sua bicicleta? Um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology descobriu que um programa de exercícios de treinamento de dança aeróbica é tão útil para perder peso e quanto andar de bicicleta e correr.

  • Mais equilíbrio

Se você fica nervoso com a possibilidade de cair à medida que envelhece, algumas aulas de dança podem ajudar a aliviar suas preocupações, de acordo com um estudo no Journal of Aging and Physical Activity que mostrou que a dança do tango pode melhorar o equilíbrio em adultos mais velhos. A dança requer muitos movimentos rápidos e boa postura, portanto, dançar com frequência o ajudará a se estabilizar e a obter melhor controle do corpo.

  • Aumenta a energia

Uma pesquisa publicada na The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition descobriu que um programa de dança semanal pode melhorar o desempenho físico e aumentar os níveis de energia entre os adultos.

  • Melhora a autoestima

Ver como seu corpo se movimenta e o que ele pode fazer faz com que você se sinta bem consigo mesmo e isso vai além da estética. Afinal, você começa a apreciar seu corpo pelo que ele te proporciona: a capacidade de fazer coisas incríveis, e não pela aparência dele.

EXPERIMENTAMOS: AULA DE FIT DANCE NA ACADEMIA BODYTECH

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10'000 Hours
Bóra se divertir e esquecer os julgamentos? 10'000 Hours/Getty Images

Como eu falei, eu não me importo de ser totalmente desengonçada quando estou dançando — com certeza não seria definida como a pessoa mais sexy da pista de dança. Mas o Fit Dance tem um nível a mais: a coordenação.

Não que seja imprescindível que você faça os exercícios perfeitamente: não é de maneira nenhuma.

Mas é preciso saber reproduzir os passos que o professor a sua frente está passando e isso para mim é bem difícil.

Quando você olha em volta, parece que todos os outros alunos já sabem aquilo de cor e só você está perdida.

E eles sabem. O que acontece é que o professor passa sempre algumas danças novas — essas explicadas mais vagarosamente e passo-a-passo. Mas, para aquecer, ele começa com danças que já foram passadas nas aulas anteriores.

Claro, ele vai dando todas as instruções para essas coreografias “antigas” ainda assim, mas de uma maneira mais rápida que as que são “novas”. E o que isso significa? Que sim, você também vai chegar lá. Na próxima aula você já vai estar dançando a música nova que foi passada melhor do as que estão vendo ela pela primeira vez e vai se solidarizar com os novos alunos — como aconteceu com você, já que todo mundo te acolhe e ninguém julga de maneira nenhuma.

Apesar de a aula ser feita em grupo, o exercício é individual então você vai no seu ritmo. Quer pular alguns passos? A escolha é sua, isso não vai atrapalhar mais ninguém.

Ao final da primeira dança você já sente que queimou todas as calorias possíveis mas aguente porque ainda tem mais várias — e você vai fazer elas com um sorriso no rosto, garanto.

CONCLUSÃO

A aula é divertida e realmente te faz suar. A confiança, para mim, veio em momentos específicos, quando eu me olhava no espelho e via que meu corpo estava conseguindo reproduzir aquele movimento. Em outros momentos, no entanto, você se sente de uma espécie totalmente diferente dos seres dançantes na academia. Mas isso é normal e o segredo é consistência para logo se sentir a própria Beyoncé.

Eu indico a aula para quem procura um exercício de cardio divertido, para quem gosta de exercícios em grupo e também para quem não gosta, já que, como eu falei, seu progresso é individual mas o sentimento de pertencimento está presente mesmo com poucas interações.

 

Essa aula foi feita através do Gympass, benefício que permite você praticar diferentes modalidades em diversas academias pagando apenas uma mensalidade.

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