Totalmente marombada: Fernanda Torres treina desde os 21 anos yoga e musculação
A atriz tem um studio de yoga dentro da sua própria casa
Sim, a atriz (premiadíssima) Fernanda Torres pratica yoga e considera a atividade física um pilar importante em sua vida.
A atriz já compartilhou diversas fotos e vídeos de sua prática nas redes sociais — pratica essa que ela faz dentro de sua própria casa, já que Fernanda tem uma sala de yoga em sua residência, no Rio de Janeiro. Há mais de 30 anos, a atriz foca na modalidade para cuidar da saúde do corpo e da mente.
Mas não é só essa modalidade que atrai Fernanda. Há alguns anos, ela entrou para o time estrelado de alunas de Chico Salgado, personal queridinho de famosas como Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, e Grazi Massafera.
O personal, inclusive, já rasgou elogios para o comprometimento de Fernanda com a prática de musculação.
Benefícios da yoga que ajudam Fernanda no dia a dia
1. Consciência corporal e o mergulho em si mesmo
“O corpo e a mente estão interligados, quando o corpo não estiver bem a mente vai gritar e vice e versa. Os benefícios da Yoga são vários, desde o relaxamento total através da respiração, onde você fica presente em si mesmo e faz um mergulho de autoconhecimento, a conhecer partes de seu corpo e trazer a mente para o mesmo através da respiração. Isso ajuda na redução de estresse, ansiedade, insônia. Ajuda a melhorar o foco em diversas áreas da sua vida”, conta Vanessa Joda, professora de Yoga e idealizadora da plataforma Yoga Para Todes.
2. Pode te ajudar a lidar com situações de estresse
“Como nosso corpo está em alerta em situaçãos de estresse, nosso corpo produz mais cortisol, a enzima do estresse, e mais adrenalina. O cérebro manda o sinal de que estamos em perigo e aí acaba desregulando diversas coisas no nosso organismo, como o nível de colesterol”, explica Vanessa.
3. Oxigenação dos órgãos
“Entre os milhares de benéfico que o Yoga proporciona, acredito que se destaca muito a capacidade de oxigenação dos nossos órgãos e principalmente do cérebro, diminuindo os hormônios do stress, e liberando serotonina. Já existem estudos científicos que comprovam a eficácia do Yoga e da meditação”, conta Isadora Giani, professora de yoga.
4. Aumento do tônus muscular
“Como trabalhamos muita isometria e força é natural que o corpo fique com mais tônus muscular e definição. As práticas podem ter um gasto calórico de 200 a 500 calorias, podendo variar de acordo com a intensidade” explica Isadora.
5. Previne dores na coluna
“O Yoga é incrivel como prevenção de qualquer dor. E na coluna não é diferente! Trabalhamos postura, força de core e alongamento. Dificilmente alguém que pratica com constância vai sentir dores na coluna quando envelhecer”, explica Isadora.
Benefícios da musculação que ajudam Fernanda no dia a dia
1. Melhora da composição corporal
Segundo Guilherme Renke, endocrinologista e médico do esporte a musculação é uma grande aliada para quem busca por estética, pois os músculos bem trabalhados modelam o corpo e melhoram o aspecto da pele.
2. Melhora a postura corporal
“A sustentação da coluna vertebral se dá através de músculos que precisam ser estimulados e fortalecidos. A musculação pode atuar nesse sentido, fortalecendo esses músculos e promovendo uma melhor sustentação dessa região”, explica Tobias Campbell.
Como consequência, o fortalecimento dos músculos do core (músculos paravertebrais e abdominais) pode previnir e diminuir dores nas costas. Segundo Lincoln, a coluna lombar é como se fosse um alicerce para o tronco. Então quando mais forte o tronco, menor as dores nas costas.
3. Emagrece
Engana-se quem acha que só aeróbico ajuda perder uns quilinhos. “A verdade é que os músculos são responsáveis por cerca de 80% da taxa metabólica basal, com isso, pessoas com musculatura bem trabalhada possuem metabolismo mais acelerado que outras” informa Guilherme.
4. Melhora a densidade óssea
Guilherme explica que a perda de massa óssea é preocupante pelo maior risco de osteoporose e está muito associada à baixa massa muscular esquelética, que ocorre principalmente com o envelhecimento e é ainda mais preocupante no caso das mulheres devido à menopausa pela deficiência de estrogênio, um importante hormônio protetor dos ossos. “Os estudos mostram que o treinamento físico de resistência em média a alta intensidade é capaz de estimular o turnover muscular, assim como o ósseo, se estiver associado a bons hábitos alimentares e cessação de vícios como tabagismo, alcoolismo, assim como exposição solar para a manutenção dos níveis de vitamina D”, continua o médico do esporte.
5. Melhora do metabolismo da glicose
“A musculação evita a resistência a insulina e sua evolução para diabetes já que é capaz de facilitar a entrada de glicose nas células independente do estímulo insulínico”, explica Guilherme.
6. Evita doenças cardiovasculares
Guilherme também conta que a musculação é capaz de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, promovendo a diminuição dos níveis pressóricos.
7. O impacto positivo na saúde mental
Lincoln explica que ao se exercitar, aumentamos a produção de alguns neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios que causam bem estar e acalmam o corpo. Tudo isso é benéfico para a mente, já que a pessoa se sente mais calma de forma natural, como modulação de humor, diminuição de ansiedade e redução do nível de estresse. Esses benefícios se dão pelo impacto da musculação na saúde em geral como melhora do sono.
Quer ter mais disposição para treinar em 2026? Confira as melhores dicas
Treino rápido para o fim de ano: malhe mesmo na rotina puxada!
Por que a bebida alcoólica interfere tanto no desempenho de quem pratica atividades físicas?
5 dicas de pratos leves e sem glúten para incluir no seu dia a dia
4 dicas de bebidas saudáveis para a virada do ano





