16 dicas para quem está começando ou quer malhar ao ar livre

Para quem está começando a malhar ou deseja apostar em novas modalidades, nós convocamos um time de peso para ajudar nessa missão!

Por Manuella Menezes (colaboradora) Atualizado em 28 out 2016, 01h26 - Publicado em 16 jul 2015, 06h00

Os experts Marcos Viana, Alice Miranda, Bruno d’Orleans, Rafael Lund, Fábio Zargalio, Patrícia Marinho e Chico Salgado revelam os truques de Flavia Alessandra, Deborah Secco e outras celebridades para manter um corpo invejável. Quer descobrir o que elas fazem? Nós contamos o caminho das pedras aqui:

Para quem está começando

1. Estar fora de forma não é desculpa para não começar a se exercitar. Marcos Viana estimula a prática do crossfit. “O último a terminar o exercício é o que recebe mais incentivo”, diz.

2. Comece alternando a caminhada com o trote, uma corrida de baixa intensidade. Isso fará o corpo se adaptar novamente ao exercício.

3. Nas primeiras três semaNas, faça apeNas uma série de cada exercício, recomeNda fábio Zargalio.

4. Segundo Alice Miranda, é fundamental realizar movimentos com foco no fortalecimento do abdômen e da lombar para que essa região esteja preparada para a nova rotina.

 5. “Estabeleça metas possíveis e de curto prazo. Dessa forma, você evita se frustrar e sente o prazer de conquistar um objetivo de forma rápida”, afirma Bruno d’Orleans.

6. Para Rafael Lund, o segredo é a moderação. “Inicie um programa de exercícios devagar e vá aumentando a intensidade progressivamente. O corpo precisa de um período para a adaptação.”

7. Comece a treinar com uma companhia certa. Ela vai incentivá-la e não deixar o desânimo tomar conta na hora de encarar novos desafios.

Continua após a publicidade

Para malhar ao ar livre

8. “Não se esqueça de se hidratar antes, durante e depois do treino, além de usar roupas leves”, alerta Fábio Zargalio.

9. Para quem não gosta do ambiente fechado das academias, ele propõe usar a areia fofa ou a grama, bancos, barras e paralelas disponíveis em praias e parques para realizar exercícios funcionais.

10. Alice Miranda sugere malhar ao ar livre em grupo. “As atividades coletivas, como os grupos de corrida, são motivadoras e o lado social ajuda a manter a dedicação.”

11. Você ainda pode investir em equipamentos multiúso, como a fita de suspensão, para trabalhar o corpo todo de forma prática. Associe uma planilha de treino aeróbico e os resultados serão excelentes.

12. Se nada disso estiver ao alcance, Chico Salgado fala para usar a criatividade. “Vale observar a área onde irá treinar e adaptar cada objeto encontrado ao treino. Um banco de praça, por exemplo, pode servir para o box jump, o pulo no caixote. E uma escada para corridas curtas de alta intensidade, e por aí vai.”

13. Coloque a bike na rua! Pedalar é um ótimo exercício aeróbico, traz Condicionamento e trabalha Pernas, bumbum e abdômen.

14. Se optar por correr ou caminhar, a cada semana aumente pelo menos 200 metros do percurso e acelere o ritmo das passadas. A orientação é de Patrícia Marinho.

15.  Os períodos de temperatura mais amena, antes das 9 e após as 17 horas, são os melhores para as atividades outdoor, lembra Bruno d’Orleans.

 16. Mesmo assim, não esqueça o kit composto de filtro solar, boné ou viseira, óculos escuros e garrafa d’água.

Continua após a publicidade
Publicidade