5 atitudes fitness (transformadoras!) que você deve ter em 2016

Já é tradição fazer uma lista de metas para o ano que vai começar. Se bem-estar é o seu grande objetivo, adote algumas atitudes fitness que vão ajudá-la a conquistar uma ótima forma e ainda turbinar a sua saúde. E, no próximo Réveillon, comemore uma nova você se você deseja turbinar o cérebro

Por Beatriz Souza (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h31 - Publicado em 2 fev 2016, 14h46
Ammentorp DK/ Thinkstock / Getty Images
Ammentorp DK/ Thinkstock / Getty Images (/)
Continua após publicidade

1. Se você deseja turbinar o cérebro

Isso mesmo! Os exercícios podem até aperfeiçoar sua memória e sua concentração. “Qualquer atividade que estimule nossas conexões neurais consegue melhorar a cognição”, diz a psicóloga Paula Teixeira Fernandes, professora do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade de Campinas, em São Paulo.

Nova meta
Convide as amigas para uma partida de vôlei três vezes por semana. “Nos esportes coletivos, você tem que tomar decisões rápidas a todo momento e, para isso, precisa estar focada e antecipar seus movimentos”, explica Paula. É como se a sua mente criasse atalhos para ser mais eficiente. A longo prazo, adotar essa prática quando jovem cria uma reserva cognitiva para a velhice, de acordo com um estudo da  Universidade de Boston, nos Estados Unidos.


2. Se você deseja ter mais energia

Sim, acontece com todas nós. Em alguns dias, bate um desânimo pela manhã e falta gás à noite – inclusive, para ir à academia. Quando isso vira recorrente, a solução é justamente o contrário do que o seu corpo parece dizer: mexa-se! “As pessoas reclamam que não têm ânimo, mas na verdade, só estão acostumadas a serem inativas”, diz Paulo Correia, coordenador do Laboratório de Neurofisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo. Acredite: o corpo se adapta ao nosso estilo de vida, seja ele agitado ou sedentário. Então, volte ao modo operante agora mesmo! 

Continua após a publicidade

Novas metas
Alternar treinos de força e exercícios aeróbicos. Não precisa pegar pesado na musculação, mas priorize um número maior de repetições. No dia seguinte, escolha um treino aeróbico (30 minutos já são o suficiente). Vá intercalando os dois e, após duas semanas, você já deve se sentir mais disposta. A atividade física ainda melhora sua condição metabólica, o que aumenta o nível de energia. E, ao fortalecer a imunidade, evita alergias e problemas respiratórios. 

Dormir e acordar no mesmo horário. Nós sabemos que é difícil abandonar sua série favorita do Netflix e ir para a cama mais cedo. Só que manter seus hábitos sempre no mesmo período faz com que o organismo se acostume a eles – e até sinta uma enorme necessidade de realizá-los e-xa-ta-men-te como o programado. Reserve o horário em que você tem mais disposição para a academia e siga essa ideia nas refeições (sem assaltos à geladeira fora de hora) e no sono. Faça pequenas mudanças, como trocar o elevador por degraus. Não precisa subir 17 andares a pé. Em vez disso, pare no 14º e vá o restante pela escada. Só essa pequena atitude já promove os mesmos benefícios de uma caminhada de dez minutos e trabalha os músculos das pernas. Depois de uma semana, vai ser tão fácil escalar esses três andares que você até pode aumentar o desafio. 


3. Se você deseja melhorar a sua saúde

Continua após a publicidade

Doenças crônicas, como diabetes e artrite reumatoide, são dificilmente esquecidas: as dores constantes e os efeitos colaterais dos remédios são muito agressivos. Antes de se render, torne o esporte o seu aliado. 

Novas metas
Combine o treino aeróbico com o de resistência.
Enquanto o primeiro diminui a quantidade de glicemia no organismo por aprimorar a ação da insulina, o outro aumenta o volume de massa muscular, tecido que captura a glicose no sangue. Faça hidroginástica. Separe de 25 a 30 minutos pelo menos duas vezes por semana para os aeróbicos. “Terrenos planos e piscina oferecem menos riscos às articulações, que já podem estar desgastadas”, aconselha Sérgio Piedade, coordenador do Departamento de Medicina do Exercício do Esporte da Unicamp. E vale fortalecer os músculos em volta das articulações doloridas. 


4. Se você deseja entrar em forma sem gastar

Continua após a publicidade

Pense em quantas horas você fica sentada durante o dia. Oito? Doze? Não é exagero. Saímos de casa de carro, pegamos o elevador para subir alguns andares e mandamos e-mail para  falar com a colega que está a 5 metros de nós. “O ideal é dar 10 mil passos por dia”, recomenda o educador físico Marcio Atalla, de São Paulo. Isso equivale a quase 8 quilômetros – nada fácil de alcançar na rotina das grandes cidades (baixe um pedômetro no seu celular para acompanhar seus passos)

Novas meta
Faça pequenas mudanças, como trocar o elevador por degraus.
Não precisa subir 17 andares a pé. Em vez disso, pare no 14º e vá o restante pela escada. Só essa pequena atitude já promove os mesmos benefícios de uma caminhada de dez minutos e trabalha os músculos das pernas. Depois de uma semana, vai ser tão fácil escalar esses três andares que
você até pode aumentar o desafio.  


5. Se você deseja reduzir o stress

Continua após a publicidade

Quando bate aquela ansiedade, o bombom na mesa do trabalho se torna a guloseima mais irresistível que já inventaram? Nãoé só com você. O nosso corpo busca por carboidratos nos momentos de tensão. Mas o chocolate não é a melhor solução.

Nova meta
Dê uma corridinha de 20 minutos ou reserve uma bike na próxima aula de spinning.
“Os exercícios aeróbicos agem no controle da glicose no sangue e também promovem a sensação de bem-estar, o que pode substituir a compulsão por doce e ajudá-la a relaxar”, diz Atalla.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.