Fernanda Souza: muay thai para desenhar as curvas

A atriz recorreu à modalidade para definir a barriga e afinar braços, cintura e quadris

Por Dalila Magarian (colaboradora) Atualizado em 28 out 2016, 03h23 - Publicado em 14 jul 2014, 22h00

Fernanda Souza frequenta a academia de três a cinco vezes por semana, dependendo da agenda de trabalho. A atriz conheceu a luta tailandesa por meio da amiga e também atriz Caroline Figueiredo. Virou fã de carteirinha. “Já pratiquei dança, surfe, aulas de hip hop, corrida na areia, fiz de tudo um pouco. Entre todas as atividades que já experimentei, o muay thai é mesmo a minha favorita. É dinâmico, divertido e não enjoa nunca. Cada sessão é um prazer enorme.” 

 
As aulas são conduzidas pelo personal Airton Senna, do Rio de Janeiro. Durante 90 minutos, a bela dá socos, cotoveladas, joelhadas, chutes. Não tem como não mandar embora toda a tensão, além de torrar cerca de 700 calorias. “Por mexer o corpo de maneira contínua, o muay thai é uma das atividades que mais promovem a queima calórica”, assegura o professor. O objetivo da estrela era afinar braços, cintura e quadris. Também queria aumentar a resistência cardiorrespiratória e definir o abdômen. Em apenas três meses, ela chegou lá. “Fernandinha tem uma garra incrível. Ela não para um treinamento no meio nem quando acelero o ritmo. Por isso, conseguiu trocar gordura por massa magra rapidamente”, comenta Senna. A balança comprovou: passou dos 57 para 53 quilos. 
 
As aulas da atriz são puxadas. Cada movimento é repetido de 20 a 30 vezes, sem intervalo, para não deixar a frequência cardíaca despencar. O que muda é o ritmo. “Misturamos socos e chutes rápidos com outros mais lentos. Assim, os músculos trabalham de variadas formas”, explica Airton. Fernanda complementa os movimentos da luta com exercícios feitos com bola e elástico. Os três favoritos dela estão descritos 
aqui:
 

Avanço Alternado (para coxas e bumbum) 

Posicione o cinto no abdômen e prenda o elástico em volta de uma árvore ou de um pilar. Afaste as pernas na largura dos quadris, braços flexionados ao lado do corpo e abdômen contraído. Dê um passo à frente com a perna direita ao mesmo tempo que flexiona o joelho de trás até atingir a linha do calcanhar da perna da frente. Volte à posição inicial e, em seguida, repita com a outra perna. Os braços se movimentam alternadamente com as pernas. Faça 20 repetições. 
 

Abdominal com rotação 

Deitada, segure uma bola na altura do peito. Eleve o tronco e as pernas ao mesmo tempo, mantendo o bumbum no chão. Deixe os joelhos um pouco flexionados. Contraia o abdômen e realize uma rotação do tronco levando a bola para o lado direito e em seguida para o lado esquerdo. Faça 20 repetições. 
 

Corrida estacionária 

Posicione o cinto na altura da cintura e prenda o elástico em volta de uma árvore ou de um pilar. Deixe as pernas paralelas e os braços flexionados ao lado do corpo. Simule o movimento de uma corrida, só que sem sair do lugar. Para intensificar  o treino, eleve os joelhos. Faça de 20 a 40 segundos e descanse 20 segundos. Repita 4 vezes.
Publicidade