Treino para as meninas fitness plus size

Fato: associar um corpo com sobrepeso a uma vida sedentária é uma ideia ultrapassada. Você pode ser ativa e, mesmo assim, ter um percentual de gordura mais elevado. Se esse for o seu caso, experimente o treino que BOA FORMA montou exclusivamente para a mulherada que ama se mexer, ainda que esteja um pouco distante do IMC ideal

Por Marina Campos Atualizado em 3 nov 2016, 21h28 - Publicado em 27 jul 2016, 12h45

A balança pode até apontar alguns quilinhos extras, mas você não sabe o que é ficar parada: malha com frequência, gosta de diversas modalidades e sabe fazer um burpee melhor do que muitas amigas. “Fôlego e disposição são qualidades que podem ser treinadas por qualquer um e não estão diretamente ligadas ao IMC da pessoa”, diz o educador físico Brunno Elias Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, de Campo Grande.

Ainda assim, é importante levar em conta as particularidades de quem está acima do peso na hora do treino. Como para todas nós – altas, baixinhas, magrinhas, míopes etc. –, a sequência de exercícios precisa respeitar as condições e os limites físicos de cada uma, como flexibilidade, resistência e histórico de lesões. “Se você tem um percentual alto de gordura, deve tomar cuidado para não sobrecarregar as articulações e a estrutura óssea, porque pode causar dor, principalmente nos joelhos e no quadril”, alerta o fisiologista Paulo Correia, do Departamento de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo. Mais um motivo para não largar a malhação: uma musculatura forte consegue diminuir a pressão em cima dessas regiões durante as atividades do dia a dia, como sair do carro ou se agachar.

É verdade que, dentro da academia, nem todos os movimentos serão fáceis de executar – por enquanto (mas só por enquanto), melhor deixar de lado a ideia de fazer um abdominal pendurada na barra. Mas não desanime! Sempre é possível adaptar o exercício a cada tipo de corpo. Pensando nisso, criamos um treino funcional de alta intensidade para mulheres que, mesmo com o IMC mais alto, desconhecem o significado da palavra “sedentarismo”. Além de melhorar a saúde e trabalhar força e resistência, você vai acabar queimando algumas gordurinhas. Vire a página e não pare de se mexer! 


MAIS SAÚDE E DISPOSIÇÃO

O treino criado por Brunno Elias é bem rápido – tem duração máxima de 30 minutos – e exige que você faça as repetições na maior intensidade que conseguir, mas sem ultrapassar seus limites (não se compare a ninguém ao seu lado, ok?). Dica: aumente ou diminua a dificuldade alterando a velocidade de execução. “A sequência foi montada em uma ordem que não sobrecarrega nenhuma região do corpo. Assim, você consegue pular o intervalo e queimar mais calorias, mesmo que esteja acima do peso”, explica Brunno Elias.

 

> Faça 3x por semana | 2 a 4 ciclos | 15 a 20 rep de cada exercício

AQUECIMENTO: pule corda em ritmo lento por 3 min ou caminhe por 5 min

Continua após a publicidade
Publicidade