Continua após publicidade

Você provavelmente está caminhando errado

A maneira como você dá as suas passadas pode prejudicar a saúde dos joelhos e quadris, sabia?

Por Mai Dornelles (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 19h47 - Publicado em 20 nov 2015, 07h07
mladensky/Thinkstock/Getty Images
mladensky/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Na correria do dia a dia, os pés ficam quase que esquecidos de qualquer cuidado ou mimo especial. Mas, esse membro que carrega o peso do corpo todo, 24 horas por dia, merece mais atenção do que você imagina. A Associação Australiana de Fisioterapia afirma que notar e corrigir detalhes, como o tanto de força que colocamos na passada, pode evitar diversos problemas nos joelhos e quadris. Para evitar esses tipos de problemas, listamos alguns alertas para melhorar a pisada.

1. Postura de bailarina
Sabe quando sua mãe chamava atenção toda hora para ajeitar a postura? Pois é, como sempre, ela estava certa. A má postura faz uma pressão sobre os pés e isso afeta diretamente o modo como você caminha. A direção do peito tem que ser sempre para frente e não para o chão. Então, cabeça erguida e peito estufado!

2. Quadris e calcanhares em perfeita sintonia
A não ser que você esteja em uma passarela, esqueça o rebolado exagerado ao andar. Durante a caminhada, você precisa manter o máximo possível os quadris na mesma direção dos calcanhares, eles não podem se movimentar muito para as laterais. Deixe o rebolado Beyoncé  apenas para as pista de dança!

3. Em direção aos passos certos
Passadas uniformes, não tão longas e nem tão curtas, são mais confortáveis para o movimento do corpo como um todo e diminuem o impacto nos quadris. Ao fazer isso, você também garante que a perna de trás, que está prestes a dar a próxima passada, te impulsione e não se arraste para o próximo passo fazendo com que você caminhe até mais rápido.

Continua após a publicidade

4. Pisada de fada
Além de acordar os vizinhos do andar debaixo, pisadas fortes podem trazer também problemas nos pés. Caminhar de forma suave é a melhor opção para prevenir qualquer tipo de lesão por menor que seja. 

5. O par perfeito
Por mais elegantes que sejam, os saltos definitivamente não são a escolha certa para caminhadas de longa distância. Opte sempre pelo mais confortável! Os sneakers são uma boa opção e ainda por cima estão na moda.  E se mesmo assim você não conseguir deixar os saltos de lado, leve sempre seu tênis a tiracolo para imprevistos de última hora.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.