Guia completo para você iniciar no montanhismo com segurança
Com mais de 40 anos de experiência, Eliseu Frechou traz 4 dicas essenciais para entrar nessa aventura!

Nos dias 3 e 4 de julho, Boa Forma recebeu um convite especial: ir até Extrema, no Sul de Minas Gerais, para ter a experiência de acampar e realizar uma trilha até o Pico do Lopo, com mais de mil metros de altitude.
O convite foi para celebrar os 20 anos da barraca 2 Seconds da Decathlon Brasil. E junto com a celebração, o guia de montanha e instrutor de escalada, Eliseu Frechou, que possui mais de 40 anos de experiência no montanhismo, trouxe 4 dicas essenciais para quem deseja se aventurar em trilhas e escaladas.
“O montanhismo, escalada, ambos começam em um passeio pelo parque, que não precisa de grandes equipamentos, mas você tem o contato com a natureza. Com o tempo, assim como em qualquer atividade física que você tem prazer em praticar, as pessoas têm o interesse de se desafiar e ver até onde isso é prazeroso para você. Pode ser a caminhada no parque, como pode ser uma subida no Everest”, conta o profissional.
Além disso, Eliseu ressalta que o montanhismo ou escalada proporcionam oportunidades de vivência e também de crescimento pessoal. Mas antes, ele listou 4 dicas que devem ser seguidas na ordem abaixo, para você iniciar no montanhismo sem ter problemas no futuro (tanto físicos quanto financeiros).
Procure um grupo: “Encontre pessoas que tenham um conhecimento comprovado e vão te orientar com segurança para você não se meter em nenhuma roubada. Há profissionais que te ajudam até onde você precisa pisar. Procure por pessoas experientes”, explica o guia de montanha.
2Faça cursos: Eliseu disse que há cursos completos de montanhismo, que trazem explicações como, o que levar na mochila. “É muito importante, porque tem que saber colocar os objetos no lugar certo’. Além disso, há também cursos mais específicos, como o de navegação e primeiros socorros, que o instrutor ressalta ser extremamente importante, pois “você pode usar em qualquer lugar que você não tenha socorro rápido. E você saber o que pode ou não fazer”.
3Agora sim: equipamentos! O guia destaca que só depois de encontrar um grupo, realizar o curso, você pode partir para a compra de equipamentos. “Não compre antes. Não existe equipamento bom ou ruim, existe equipamento errado para a atividade que você está fazendo. Talvez o que você compre seja muito abaixo para a situação que você está indo. É importante fazer o curso para depois começar a investir nos equipamentos. Porque você pode gastar muito dinheiro com algo que você não vá usar”.
4
Fortaleça seu corpo: Eliseu conta que pessoas deixam de praticar o montanhismo pois se lesionam. “Depois que você já tem o conhecimento, você precisa fortalecer o seu corpo para a atividade que você escolheu. Tem que ter a consciência de que é preciso fortalecer, porque não é só um rolê, mas sim um esporte. E te ajuda no dia a dia, porque vai ser bom para a sua cabeça. Eu, por exemplo, treino musculação 4 vezes por semana. Você pode não gostar, mas é muito importante para o montanhismo”, finaliza.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.