Remada curvada: 4 variações essenciais para potencializar seus treinos
Exercício ativa especialmente os músculos do meio e da parte superior das costas
Entre os exercícios mais completos para as costas, a remada é um verdadeiro coringa da musculação. Além de fortalecer dorsais, romboides, trapézio e até músculos estabilizadores do core, ela contribui para uma postura mais ereta e previne dores lombares. Não à toa, está presente tanto em treinos de iniciantes quanto de atletas avançados. Dentre suas variações, a remada curvada pode ser feita de diversos jeitos, usando desde polia até halteres.
Para que serve a remada curvada?
A remada curvada ativa especialmente os músculos do meio e da parte superior das costas, como dorsais, romboides, trapézios e deltoides posteriores. Além disso, ela envolve os manguitos rotadores e outros estabilizadores de ombro.
Uma vez que, para executá-la, o praticante deve ficar em uma posição curvada, os glúteos e o abdômen também são trabalhado. Vale destacar ainda que a remada curvada pode desafiar os bíceps, braquial e antebraços.
Esse exercício é um grande aliado para melhorar a postura, desenvolver força funcional, facilitar atividades do dia a dia (carregar e levantar objetos pesados, por exemplo) e aumentar o desempenho em outros exercícios.
4 variações da remada curvada:
Remada curvada com barra
Com os pés afastados na largura dos ombros, segure a barra em pegada pronada. Flexione levemente os joelhos, incline o tronco para frente e puxe a barra em direção ao abdômen. Mantenha a coluna neutra e evite movimentos bruscos.
Remada curvada com halteres
Se está sem barra, você pode fazer a remada curvada com halteres, que podem substituí-la, pois a execução do exercício é a mesma.
Remada curvada no smith
Posicione a barra na altura das suas coxas, segure-a com as mãos, na posição determinada pelo treino (pode ser pegada pronada ou supinada) e com os braços alinhados com os ombros. Os joelhos precisam estar semiflexionados. Já as pernas precisam estar afastadas e alinhadas com o quadril. Incline o tronco para a frente, deixando a coluna estável.
Remada curvada no cross
Deixe a polia na linha dos seus pés no cross e use uma barra pequena. Mantenha uma distância de até três passos da máquina. Deixe os pés afastados na linha do quadril e incline o tronco para a frente. Deixe o peitoral aberto e puxe a barra em direção ao seu umbigo, até que os cotovelos fiquem na linha dos ombros.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Fernando Fernandes: “No momento de dificuldade, eu vi que o esporte ia me mostrar novos caminhos”
Descubra como melhorar a mobilidade do quadril com 4 exercícios práticos
3 variações de rosca martelo que vão turbinar seu treino de bíceps
Entenda o bunny hop: um aliado para melhorar potência e resistência muscular
4 exercícios com a barra W para maximizar seus treinos de braço