Longevidade: como o exercício adiciona anos à sua vida

De melhorar seu humor a facilitar sua vida sexual, descubra como o exercício pode melhorar sua vida

Por Larissa Serpa
22 abr 2025, 15h17
longevidade exerecicios
Quer viver mais e melhor? Pratique atividades físicas! (rawpixel.com/Freepik)
Continua após publicidade

Quer se sentir melhor, ter mais energia e até mesmo adicionar anos à sua vida? Simplesmente se exercite. Não, não somos apenas nós que estamos falando. É a ciência.

Os benefícios para a saúde do exercício físico regular são difíceis de ignorar e diversas pesquisas mostram isso.

Confira estas sete maneiras pelas quais o exercício pode levar a uma vida mais feliz, saudável e longa.

1

Exercícios físicos melhoram a autoestima — e isso adiciona mais anos a sua vida

Precisa de um estímulo emocional? Ou precisa diminuir o estresse após um dia estressante? Uma sessão de academia ou uma caminhada rápida podem ajudar. A atividade física estimula muitas substâncias químicas cerebrais que podem fazer você se sentir mais feliz, mais relaxado e menos ansioso.

Você também pode se sentir melhor com sua aparência e consigo mesmo ao se exercitar regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima.

Continua após a publicidade

E isso adiciona anos a sua vida por si só. Pessoas com maior autoestima tendem a lidar melhor com o estresse crônico, que está associado ao envelhecimento celular acelerado (telômeros mais curtos), como mostra uma pesquisa.

2

Exercícios aumentam a energia

Cansado das compras de supermercado ou das tarefas domésticas? A atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar sua resistência.

O exercício envia oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. E quando a saúde do seu coração e pulmões melhora, você tem mais energia para lidar com as tarefas diárias.

3

Exercícios promovem um sono melhor

Com dificuldade para dormir? A atividade física regular pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, dormir melhor e ter um sono mais profundo.

Um estudo da Harvard Medical School acompanhou mais de 16.000 pessoas por 20 anos e descobriu que:

Continua após a publicidade
  • Quem dormia menos de 5h ou mais de 9h por noite tinha maior risco de morte precoce.
  • O sono ideal (7-8h) foi associado à maior expectativa de vida.

Só não se exercite muito perto da hora de dormir, ou você pode ficar com muita energia para dormir.

4

Exercícios reacenderam a chama da sua vida sexual

Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar de intimidade física? Atividade física regular pode melhorar os níveis de energia e dar a você mais confiança em relação à sua aparência física, o que pode impulsionar sua vida sexual.

Mas há muito mais do que isso. A atividade física regular pode aumentar a excitação feminina. E homens que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de ter problemas de disfunção erétil do que homens que não se exercitam.

Continua após a publicidade

E um estudo da Psychoneuroendocrinology mostrou que pessoas sexualmente ativas (1-2x/semana) tinham telômeros mais longos (indicador de envelhecimento mais lento).

5

O exercício controla o peso

O exercício físico pode ajudar a prevenir o ganho excessivo de peso ou a manter o peso perdido. Quando você pratica atividade física, você queima calorias. Ao ficar dentro do peso ideal, você evita problemas de saúde como diabetes, obesidade e até mesmo problemas cardíacos, adicionando mais qualidade de vida aos seus anos.

Continua após a publicidade

Idas regulares à academia são ótimas, mas não se preocupe se não encontrar bastante tempo para se exercitar todos os dias. Qualquer quantidade de atividade é melhor do que nenhuma. Para obter os benefícios do exercício, basta se manter mais ativo ao longo do dia. Por exemplo, use as escadas em vez do elevador ou acelere suas tarefas domésticas. Consistência é fundamental.

6

 Exercícios físicos combatem problemas de saúde e doenças

Preocupado com doenças cardíacas? Quer prevenir a pressão alta? Não importa qual seja o seu peso atual, ser ativo aumenta o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), o colesterol “bom”, e diminui os triglicerídeos prejudiciais. Essa dupla ajuda a manter o sangue fluindo bem, o que reduz o risco de doenças cardíacas e vasculares, chamadas cardiovasculares.

Exercícios físicos regulares ajudam a prevenir ou controlar muitos problemas e preocupações de saúde, incluindo:

  • AVC.
  • Síndrome metabólica.
  • Pressão alta.
  • Diabetes tipo 2.
  • Depressão.
  • Ansiedade.
  • Muitos tipos de câncer.
  • Artrite.
  • Quedas.
Continua após a publicidade

Também pode ajudar a melhorar a função cognitiva e a reduzir o risco de morte por todas as causas.

7

Exercícios podem ser divertidos — e sociais!

Exercícios e atividades físicas podem ser divertidos. Eles oferecem a oportunidade de relaxar, aproveitar o ar livre ou simplesmente fazer atividades que te deixam feliz. A atividade física também pode ajudar você a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido.

Uma meta-análise de 148 Estudos, feita pela Universidade Brigham Young, EUA mostrou que pessoas com conexões sociais fortes têm 50% mais chance de viver mais do que aquelas com relações fracas.

Exercícios para se sentir melhor e se divertir

Exercícios e atividades físicas são ótimas maneiras de se sentir melhor, melhorar sua saúde e se divertir. Para a maioria dos adultos saudáveis, recomenda-se estas diretrizes de exercícios:

Atividade aeróbica. Pratique pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana. Ou pratique pelo menos 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana. Você também pode combinar atividades moderadas e vigorosas em partes iguais. Tente distribuir esse exercício por alguns dias ou mais na semana.

Treinamento de força. Faça exercícios de treinamento de força para todos os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana. Uma série de cada exercício é suficiente para benefícios à saúde e ao condicionamento físico. Use um peso ou nível de resistência pesado o suficiente para cansar os músculos após cerca de 12 a 15 repetições.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.