Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quantos passos você precisa dar para garantir saúde? Descubra agora!

Regularidade é muito mais importante do que meta, afirma especialista

Por Maraísa Bueno
13 jan 2026, 12h00 • Atualizado em 14 jan 2026, 14h02
Quantos passos realmente são necessários para trazer benefícios para o corpo? Especialista responde!
Quantos passos realmente são necessários para trazer benefícios para o corpo? Especialista responde! (wirestock/Freepik)
Continua após publicidade
  • Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios para a saúde de monitorar os seus passos. Mas qual é o número ideal de passos? Será que alguns tipos de passos são melhores do que outros? Mackenzie Long, personal trainer da área de fisioterapia e medicina esportiva do Mayo Clinic Health System em La Crosse e Onalaska, Wisconsin, explica.

    “Independentemente de você monitorar os seus passos com um celular, smartwatch ou pedômetro, o resultado é o mesmo: você terá um bom indicador de quanto está se movimentando ao longo do dia,” diz Long. “O melhor dispositivo é aquele que você realmente usa.”

    Muitos dispositivos permitem configurar alertas e metas para lembrar você de se movimentar. É isso que faz a diferença, acrescenta Long. A meta final é acumular 150 minutos de movimentos semanais.

    caminhada pode ajudá-lo a:

    • Controlar a pressão arterial.
    • Perder ou manter o peso.
    • Melhorar o equilíbrio e a coordenação.
    • Aumentar a força do core.
    • Controlar o estresse e melhorar o humor, graças à liberação de endorfinas.
    • Controlar o diabetes.
    • Reduzir o risco de ataque cardíaco.
    • Reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
    • Manter-se forte e ativo.
    Continua após a publicidade

    A caminhada também demonstrou:

    • Melhorar o sono.
    • Retardar o declínio cognitivo.
    • Diminuir o risco de demência.
    • Reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
    • Ajudá-lo a ter uma vida mais longeva.
    • Manter a independência na velhice.

    “Se você está em processo de perda de peso com acompanhamento médico, seja por meio de uma cirurgia bariátrica ou do uso de um medicamento GLP-1, manter-se fisicamente ativo ajudará a queimar calorias, a ganhar força, preservar a massa muscular e a densidade óssea, além de promover uma perda de peso sustentável,” explica Long. “A atividade física também pode potencializar o efeito dos medicamentos.”

    Não existe, de fato, um número mágico de passos para alcançar esses benefícios, diz Long.

    Continua após a publicidade

    “Se você conseguir dar 10 mil passos por dia, ótimo. Pesquisas mostram que dar 10 mil passos diários pode reduzir o risco de morte prematura, sendo que a maior parte dessa redução ocorre entre 4 mil e 8 mil passos,” diz. “Depois dos 10 mil, os benefícios continuam existindo, mas tendem a se estabilizar.”

    A forma como você dá esses passos não importa tanto, diz Long. A caminhada tem um efeito cumulativo no corpo ao longo do dia. Portanto, seja levando o cachorro para passear por 15 minutos de manhã e mais 15 à noite, realizando uma caminhada em ritmo acelerado de 30 minutos ou passando uma hora se movimentando pela casa ou trabalhando no quintal, todos esses passos contam.

    “A melhor maneira de começar a monitorar os seus passos é ir devagar e com constância. Ouça o seu corpo — ele dirá se você está tentando fazer demais,” aconselha Long. “Inclua mais passos no seu dia estacionando mais longe das entradas, andando no mesmo lugar enquanto espera o micro-ondas apitar e realizando várias viagens para levar os pacotes em vez de carregá-los de uma vez só. Você também pode considerar adquirir uma esteira de caminhada e usá-la enquanto assiste TV ou prepara as refeições na cozinha.”

    Quando alguém recomenda fazer uma caminhada em ritmo acelerado, o que isso significa?

    “Acelerado” é diferente para cada pessoa, diz Long. A velocidade média ideal que você deve tentar alcançar é de 4,8 a 5,6 km/h, algo que um dispositivo pode ajudar a medir. Se você conseguir caminhar mais rápido com segurança, ótimo. No entanto, caminhar devagar ainda é melhor do que não andar, além de continuar oferecendo os benefícios de movimentar o corpo.

    Continua após a publicidade

    O teste da conversa é uma forma simples de identificar a intensidade adequada, sugere Long. Se você consegue falar, mas tem dificuldade em manter uma conversa completa, esse é o ritmo “acelerado” para você. Você pode não ficar sem fôlego, mas sua respiração certamente estará mais intensa. Nova pesquisa indica que caminhar em ritmo acelerado pode melhorar as funções cerebrais e o bem-estar, além de beneficiar a saúde física.

    “Ainda que você só consiga caminhar um pouco todos os dias, o seu corpo responderá a esse exercício e você desfrutará os benefícios,” diz Long.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.