Continua após publicidade

Faça esta modalidade uma vez por semana para ganhar anos de vida

Sim, qualquer exercício físico já é capaz de promover saúde e bem-estar. Mas um estudo descobriu benefícios extras de uma prática específica

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h30 - Publicado em 10 dez 2021, 15h00
benefícios da corrida
 (Andres Ayrton/Pexels)
Continua após publicidade

Uns adoram, outros odeiam. Mas uma coisa é certa: quem pratica corrida pelo menos uma vez por semana pode reduzir o risco de morte prematura por diversas causas em até 27%.

A conclusão veio de uma investigação bastante significativa, já que contou com uma amostra de mais de 230.000 pessoas.

A revisão sistemática, publicada no British Journal of Sports Medicine, analisou 14 estudos diferentes e teve como intuito confirmar que o esporte está associado ao aumento da expectativa de vida. Isso porque quem é corredor pode:

  • Ter um risco de morte prematura até 27% menor;
  • Ter um risco de complicações cardiovasculares até 30% menor;
  • E ter um risco de mortalidade por câncer até 23% menor.

Outros motivos para começar a correr

E mesmo se você começou a correr agora ou só consegue completar distâncias mais curtas, pode ter os mesmos benefícios apontados pela pesquisa. Além disso, a frequência semanal também não precisa ser necessariamente alta: partir para o asfalto uma vez por semana (por pelo menos 50 minutos) também já é suficiente, de acordo com o estudo.

Continua após a publicidade

Contudo, isso não deve desencorajar quem gosta de correr todos os dias, viu? Quanto mais você se exercita, mais vantagens traz para o corpo.

Isso porque as consequências da prática não param por aí: vão desde a melhora do condicionamento físico até o fortalecimento muscular, o que protege a coluna. Asfalto, esteira, ao ar livre, em uma academia, sozinho ou em dupla, a prática é democrática e para todos os gostos!

A preparadora física Amanda Biuger explica que, antes de se aventurar na prática, é importante consultar um profissional para um check-up geral e escolher um bom tênis, com amortecimento adequado para o seu peso.

“O vestuário também influencia bastante. Isso porque esses itens podem ajudar ou prejudicar o seu desempenho da corrida”, finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.