Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Nike Metcon 10: A evolução dos calçados de treino após 10 anos de desempenho

Marca celebra uma década da icônica linha com um tênis mais estável e durável

Por Maraísa Bueno
20 set 2025, 20h00 • Atualizado em 24 set 2025, 11h30
.
Nike celebra uma década da linha Metcon, trazendo modelo com mais tecnologia e estabilidade (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em 2025, a Nike celebra 10 anos da linha Metcon trazendo um modelo mais estável e durável até o momento. O Metcon 10 une durabilidade, funcionalidade e design, reafirmando o compromisso da Nike com a performance, principalmente. 

    “Uma década depois, revisitamos o DNA que tornou o Metcon o padrão global em calçados de treino e mergulhamos no sistema equilibrado de força que ele representa: estabilidade, aderência, ajuste firme e mobilidade”, diz Erin Gleason, Gerente de Linha de Produtos da Nike Training. 

    Gleason afirma que ao criar o Metcon 10, a Nike ouviu atletas de todas as modalidades e intensidades para criar um tênis que reflita a forma como eles treinam hoje.

    Um detalhe interessante no Metcon 10 é a nova entressola em espuma ReactX (macia e responsiva) projetada para oferecer amortecimento ideal em sprints curtos, saltos em caixa e movimentos de alta mobilidade, ajudando o atleta a se manter confortável e energético do início ao fim.

    nike-metcon-10
    (./Divulgação)

     

    Testamos o novo Metcon 10

    Durante treinos de musculação, usei o Metcon10 para treinos tanto de inferiores, quanto de superiores. A questão da estabilidade que o tênis traz para movimentos, como agachamento ou até mesmo um exercício de braço, como a elevação lateral com halteres, trouxe segurança na execução das séries. 

    Continua após a publicidade

    Isso é por conta da placa Hyperlift, mais leve e reprojetada, sob o calcanhar, que garante máxima estabilidade para levantamentos pesados e também agachamentos, ajudando a direcionar a força para baixo e para fora, além de aumentar a rigidez do calcanhar, que possui uma placa de TPU, reduzindo o atrito contra a parede, durante flexões de braço em posição de parada de mão, por exemplo. 

    E a parte frontal, de acordo com a marca, é mais larga junto ao solado aprimorado, o que aumenta o suporte e o controle em cada série. 

    O Metcon 10 é um tênis para treinos e não para corridas de longas distância. Mas para os amantes do CrossFit, ele pode ser uma opção ideal, por conta de toda a tecnologia que a Nike trouxe para esse novo modelo, ou seja, se o treino tiver corrida de curta distância, ele pode ser usado tranquilamente.  

    E uma curiosidade é o sistema de travamento de cadarços. É um pequeno bolso na “língua” do tênis, em que é possível guardar o cadarço, trazendo mais segurança durante os movimentos, principalmente os de alto impacto. 

    Continua após a publicidade

    Com relação ao peso do tênis, eu não tenho uma base comparativa com os modelos anteriores da linha, mas já usei modelos para corrida e a questão da leveza do Metcon também faz jus ao que a Nike traz para tênis de performance em corrida: ele realmente é leve, mas não tira a estabilidade conforme falei acima. 

    Veredito

    Para atletas de musculação ou CrossFit, o Metcon 10 é uma boa opção, não apenas pela questão de durabilidade, mas pela segurança que o tênis traz na execução de exercícios, como saltos ou sprints (curtos, não longos!), pela estabilidade que o modelo traz. 

    Outro ponto positivo do Metcon 10 é o cabedal respirável. Isso não deixa o pé fresco, mas também traz mais conforto na execução dos exercícios. 

    Se o objetivo é ter mais performance nos treinos, o Metcon 10 é uma boa escolha! 

    Continua após a publicidade

     

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.