Nike Metcon 10: A evolução dos calçados de treino após 10 anos de desempenho
Marca celebra uma década da icônica linha com um tênis mais estável e durável
Em 2025, a Nike celebra 10 anos da linha Metcon trazendo um modelo mais estável e durável até o momento. O Metcon 10 une durabilidade, funcionalidade e design, reafirmando o compromisso da Nike com a performance, principalmente.
“Uma década depois, revisitamos o DNA que tornou o Metcon o padrão global em calçados de treino e mergulhamos no sistema equilibrado de força que ele representa: estabilidade, aderência, ajuste firme e mobilidade”, diz Erin Gleason, Gerente de Linha de Produtos da Nike Training.
Gleason afirma que ao criar o Metcon 10, a Nike ouviu atletas de todas as modalidades e intensidades para criar um tênis que reflita a forma como eles treinam hoje.
Um detalhe interessante no Metcon 10 é a nova entressola em espuma ReactX (macia e responsiva) projetada para oferecer amortecimento ideal em sprints curtos, saltos em caixa e movimentos de alta mobilidade, ajudando o atleta a se manter confortável e energético do início ao fim.
Testamos o novo Metcon 10
Durante treinos de musculação, usei o Metcon10 para treinos tanto de inferiores, quanto de superiores. A questão da estabilidade que o tênis traz para movimentos, como agachamento ou até mesmo um exercício de braço, como a elevação lateral com halteres, trouxe segurança na execução das séries.
Isso é por conta da placa Hyperlift, mais leve e reprojetada, sob o calcanhar, que garante máxima estabilidade para levantamentos pesados e também agachamentos, ajudando a direcionar a força para baixo e para fora, além de aumentar a rigidez do calcanhar, que possui uma placa de TPU, reduzindo o atrito contra a parede, durante flexões de braço em posição de parada de mão, por exemplo.
E a parte frontal, de acordo com a marca, é mais larga junto ao solado aprimorado, o que aumenta o suporte e o controle em cada série.
O Metcon 10 é um tênis para treinos e não para corridas de longas distância. Mas para os amantes do CrossFit, ele pode ser uma opção ideal, por conta de toda a tecnologia que a Nike trouxe para esse novo modelo, ou seja, se o treino tiver corrida de curta distância, ele pode ser usado tranquilamente.
E uma curiosidade é o sistema de travamento de cadarços. É um pequeno bolso na “língua” do tênis, em que é possível guardar o cadarço, trazendo mais segurança durante os movimentos, principalmente os de alto impacto.
Com relação ao peso do tênis, eu não tenho uma base comparativa com os modelos anteriores da linha, mas já usei modelos para corrida e a questão da leveza do Metcon também faz jus ao que a Nike traz para tênis de performance em corrida: ele realmente é leve, mas não tira a estabilidade conforme falei acima.
Veredito
Para atletas de musculação ou CrossFit, o Metcon 10 é uma boa opção, não apenas pela questão de durabilidade, mas pela segurança que o tênis traz na execução de exercícios, como saltos ou sprints (curtos, não longos!), pela estabilidade que o modelo traz.
Outro ponto positivo do Metcon 10 é o cabedal respirável. Isso não deixa o pé fresco, mas também traz mais conforto na execução dos exercícios.
Se o objetivo é ter mais performance nos treinos, o Metcon 10 é uma boa escolha!
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Prancha abdominal emagrece? Veja 4 benefícios do exercício para potencializar seus treinos!
O que é o pace na corrida?
Como escolher entre Pilates e yoga?
Abdominal na máquina funciona mesmo?
O que significa cardio na academia?





