Nem todo mundo dá a devida atenção para a postura na hora de andar. Mas priorizar isso pode fazer toda a diferença. “Conforme andamos, a má postura faz com que a coluna vertebral sofra alterações, especialmente nas regiões cervical e lombar”, explica David Gusmão, ortopedista especialista em quadril.
E aí, já viu: com o tempo, começamos a andar com os ombros cada vez mais curvados, o que pode desencadear dores nada legais em toda a região. Além disso, caminhar com a postura correta pode:
- Manter os ossos e as articulações alinhados corretamente;
- Diminuir o desgaste em suas articulações;
- Reduzir dores musculares e fadiga;
- Reduzir o risco de lesões;
- Melhorar o seu equilíbrio e estabilidade, diminuindo, assim, as chances de quedas.
COMO TER A POSTURA CORRETA AO ANDAR?
- O médico explica o passo a passo que ele sempre recomenda:
- Caminhe com a cabeça centrada nos ombros — isto é, sem curvá-la para um dos lados;
- Olhe para o horizonte, em linha reta;
- Deixe os ombros relaxados, mas não inclinados para frente ou para o lado;
- Alterne os movimentos dos pés e dos braços;
- Tente manter a postura ereta.
OUTROS HÁBITOS
David Gusmão também explica que outros hábitos são essenciais para prevenir dores e lesões. “Ao se levantar, flexione o quadril e os joelhos, mantendo sempre a boa postura da coluna. Para quem já tem algumas dores ou trabalha muito tempo em pé, é importante evitar salto alto ou calçados com base totalmente reta, pois eles não dão o suporte necessário às costas.”
Ele recomenda, então, priorizar sapatos com saltos de até dois centímetros. E evitar cruzar as pernas se você passa o dia todo sentada, afinal, isso prejudica a circulação sanguínea nesses membros e causa um desequilíbrio na distribuição do peso do corpo.