Power walking: o que é e por que apostar

Motivos e passo a passo da técnica

Por Giovana Santos Atualizado em 13 jun 2022, 13h25 - Publicado em 1 jul 2022, 10h23

Power walking é uma técnica de caminhada que foca na velocidade e no movimento dos braços para aumentar o gasto de calorias e os benefícios para a nossa saúde. Então, se você já tem o costume de caminhar todos os dias, vale a pena conhecer (e testar!) a técnica.

Se feita corretamente, a caminhada regular é boa para sua saúde cardiovascular, a saúde das articulações e o bem-estar emocional.

MAS COMO FAZER O POWER WALKING?

Prestar atenção na técnica da marcha rápida é essencial para maximizar os resultados e prevenir lesões. Confira as principais dicas:

1

OBSERVE SUA POSTURA

Mantenha o olhar para o horizonte, os ombros para trás e a cabeça erguida. Contraia o abdômen, como se quisesse fazer o umbigo encostar lá na coluna. E cuidado para não tombar o tronco para frente! Por fim, lembre-se também de relaxar os ombros e o pescoço.

2

BALANCE OS BRAÇOS SUAVEMENTE

Com os cotovelos dobrados em um ângulo de cerca de 90 graus, mova os braços para cima e para trás para que eles avancem ao mesmo tempo que as pernas. Mas se o pé direito estiver avançando, o braço esquerdo também deve estar avançando.

Esse movimento dos braços realmente ajuda a caminhar mais rapidamente. Contudo, sem exagerar — movimentos muito intensos atrapalham o exercício e podem gerar dores nos ombros. Preste atenção na amplitude: as mãos não podem passar da altura das clavículas.

3

ATERRISSE COM OS CALCANHARES

A cada passo, aterrisse sobre o calcanhar e vá transferindo o peso no pé gradualmente, em direção ao dedão.

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4

DÊ PASSOS MAIS CURTOS

Dê passos curtos e rápidos. Estudos mostraram que dar mais passos por minuto pode ter um impacto positivo no nível de insulina, no índice de massa corporal e na circunferência da cintura.

5

A DISTÂNCIA CONTA

Um pequeno estudo descobriu que indivíduos que caminhavam mais de 15 mil passos diariamente não apresentavam sinais de síndrome metabólica, uma combinação que aumenta o risco de diabetes.

BENEFÍCIOS DO POWER WALKING

Primeiramente, a caminhada é uma atividade bem democrática — ela não exige equipamentos caros, habilidades físicas especiais, tecnologias ou academias — praticamente qualquer pessoa pode praticá-la.

Além disso, estudos descobriram que a caminhada regular também reduz o risco de pressão alta, colesterol alto e diabetes. E nos ajuda a queimar algumas calorias extras!

Já o power walking, especificamente, também é bom para os seus ossos. Isso porque uma pesquisa recente mostrou que uma hora de exercício de intensidade moderada por dia, como a caminhada rápida, pode aliviar incômodos e prevenir problemas nas articulações.

Por fim, não podemos nos esquecer das vantagens para a saúde mental. Já é sabido há um bom tempo que a prática regular de atividade física é capaz de melhorar o humor e o bem-estar.

DICAS PARA UM POWER WALKING SAUDÁVEL

  • Escolha o calçado: os tênis devem oferecer um bom suporte para os pés;
  • Se for correr à noite, use roupas que refletem a luz;
  • Chame um amigo ou colega para deixar o momento ainda mais divertido!;
  • Conheça o terreno para evitar acidentes.
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