Prancha lateral: mito ou verdade sobre afinar a cintura?
Exercício é potente para a hipertrofia do core e pode trazer bons resultados quando o assunto é definição e contorno da região abdominal
Afinar a cintura está entre os seus objetivos com os treinos? Então, a prancha lateral pode ser uma boa indicação para incluir no seu programa de exercícios (claro que com a orientação de um profissional de educação física).
Prancha lateral afina a cintura?
A prancha lateral está entre dos movimentos mais eficientes para fortalecer o core e para definir a região do abdômen, ajudando a alcançar uma cintura mais desenhada.
Ela ativa principalmente os músculos oblíquos do abdômen, mas também estimula o transverso abdominal, os glúteos e a musculatura estabilizadora do quadril e do ombro.
Mas não se engane: o processo de afinar a cintura deve envolver outros cuidados, e não apenas a execução de um único exercício. Nenhum movimento é capaz de focar isoladamente na queima de gordura de uma região específica do corpo.
Para afinar a cintura, você precisa adotar medidas como seguir um treino completo, que combine exercícios de força e aeróbicos, manter uma alimentação adequada aos seus objetivos e necessidades, beber bastante água e gerenciar o estresse.
“Não existe treino ou exercício específico que afine a cintura. O que vai ajudar é uma dieta voltada para o déficit calórico, isto é, consumir menos calorias do que gastar”, afirma a nutricionista Dani Borges, health coach e educadora física.
A genética está entre os fatores que influenciam significativamente o formato da cintura. “Algumas pessoas já possuem a cintura mais fina, enquanto outras têm um formato mais quadrado”, destaca Borges.
Além da estética: os benefícios da prancha lateral
Muito mais do que afinar a cintura e garantir resultados estéticos, a prancha lateral, quando feita de forma regular, pode trazer uma série de benefícios à saúde e à funcionalidade do nosso corpo.
A prancha lateral também ajuda a melhorar a postura, a aumentar a resistência muscular, a desenvolver mais consciência corporal e a ter um melhor equilíbrio.
Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que exercícios isométricos unilaterais, como a prancha lateral, geram alta ativação do core e contribuem para a melhora da estabilidade lombar, fator importante tanto para desempenho quanto para evitar lesões.
“O core é o centro do nosso corpo, e inclui não só o abdômen, mas também lombar, pelve, glúteos e músculos profundos que ajudam na postura, no equilíbrio e na prevenção de dores, principalmente nas costas”, comenta a nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma, Aline Becker.
Como fazer prancha lateral?
- Deite-se sobre o lado direito do corpo, mão direita apoiada no chão em linha com o ombro direito, ambas as pernas estendidas para o lado esquerdo e pés empilhados.
- Envolva o core, apoie com a mão e os pés direitos e levante os quadris e os joelhos do chão, elevando simultaneamente o braço esquerdo em direção ao teto. Olhe para a mão esquerda e mantenha uma linha reta da cabeça aos calcanhares.





