Os impactos de treinar no período noturno: vantagens e desvantagens
De acordo com a ciência, o horário em que você se exercita pode ter benefícios diferentes para a saúde. Confira as vantagens de treinar a noite!
Enquanto algumas pessoas adoram começar o dia movimentando o corpo ou aproveitam o horário de almoço do trabalho para se exercitar, outras naturalmente preferem treinar à noite. Prova disso são as salas de musculação e as aulas de academia, que costumam ficar lotadas já no fim da tarde.
Fato é que muita gente sente que o nível de energia fica mais alto à noite. Além disso, o corpo também está cheio de comida, o que significa que não será preciso lutar contra a fome ou a falta de energia, como pode acontecer em outros horários.
Já em contrapartida, comer demais pode deixar o corpo mais lento e ainda causar desconforto abdominal durante as atividades físicas, sendo indicado se alimentar de uma a duas horas antes de ir treinar para evitar esses problemas. Pensando nisso, listamos aqui os principais prós e contras de treinar a noite, de acordo com pesquisas e estudos.
Vantagens em treinar a noite
1É mais provável que você dê o seu melhor no treino
Quando você realmente quer se esforçar e testar seus limites, pode ser melhor deixar seu treino para o final do dia.
Estudos demonstraram que o desempenho físico — força, velocidade, potência, resistência, por exemplo — atinge seu pico à tarde ou de noite. Isso se deve ao ritmo circadiano do corpo e às flutuações de hormônios, metabolismo e temperatura corporal central.
Dá para fazer várias coisas ao mesmo tempo
É mais comum que as pessoas assistam TV, leiam um livro ou ouçam música no período da noite. Sendo assim, se você tiver uma esteira, bicicleta ergométrica ou outro aparelho de treino aeróbico em casa, poderá fazer as duas coisas juntas.
O mesmo vale para a academia, especialmente nos últimos horários do dia, quando o local já está mais vazio e não há necessidade de revezar o aparelho.
3Você pode aumentar o metabolismo
Embora os benefícios e o objetivo do exercício possam ir muito além da queima de calorias, pesquisas comparando as respostas metabólicas aos exercícios matinais e noturnos descobriram que a taxa metabólica aumentou mais após as sessões noturnas do que as matinais.
4Você pode aliviar o estresse do dia
Reunião difícil no trabalho? Trânsito a caminho de casa? Um treino noturno pode aliviar o estresse e te ajudar a ficar mais calmo antes de dormir, já que nessa hora você pode descontar todo o nervoso acumulado durante as últimas horas.
Desvantagens do treino noturno
1É mais possível que você falte
A frequência pode ser um problema para quem treina no final do dia, uma vez que distrações, obrigações e várias outras coisas podem surgir, acabando com os planos de ir à academia.
Um bom exemplo é você se sentir exausto depois de um longo dia e optar por ir ao happy hour com os amigos ou correr para o sofá de casa em vez de ir para a aula de ioga.
Já quem treina de dia, consegue concluir essa tarefa antes mesmo de começar as atividades rotineiras, tornando mais difícil que algo aconteça no meio do caminho para atrapalhar a ida à academia.
Ele pode atrapalhar o sono
Para algumas pessoas, o treino pode ser como uma bebida energética, uma vez que ele deixa o corpo alerta e conectado e faz o coração disparar, dificultando o sono.
No entanto, nem todos os tipos de exercícios podem atrapalhar o sono – alguns podem melhorá-lo, inclusive.
É o caso da ioga ou do alongamento, que são ótimas opções a serem feitas antes de dormir, pois ajudam você a se conectar com seu corpo e sua respiração.
Essa atitude, por sua vez, é capaz de ajudar a aliviar as preocupações do dia e impedir que a mente “viaje” por horas antes de cair no sono, fazendo com que você possa adormecer rapidamente e descansar o que precisa.