Ciência comprova: é melhor treinar à noite do que pela manhã

Se você só consegue malhar no fim do dia, tempos uma boa notícia! Estudos mostram que se exercitar no período noturno oferece benefícios exclusivos

Por Redação Boa Forma Atualizado em 19 dez 2016, 14h49 - Publicado em 10 nov 2016, 15h41

O assunto é polêmico e divide opiniões. Vários profissionais vão recomendar o básico: o melhor horário para treinar é aquele que você tem disponível (certamente é preferível a não ir!). Mas se você faz parte do time que sofre uma deprê forte só de pensar em colocar o despertador para tocar antes de os raios de sol aparecerem, malhar no final do expediente se torna a melhor (e mais sensata) opção para cumprir a rotina de treinos. A boa notícia? Estudos mostram benefícios exclusivos para o seu corpo e mente ao treinar à noite:

Você vai dormir melhor
Muitos estudos já mostraram que a atividade física pode levar a um sono de melhor qualidade e combater a insônia. Este, da National Sleep Foundation, feito com norte-americanos, mostra que pessoas que se exercitam vigorosamente, moderadamente ou levemente têm um sono melhor (83%, 77% e 76%, respectivamente) do que aqueles que não mantêm uma vida ativa.

Veja também: 4 motivos para correr à noite e as melhores roupas para a prática do esporte

É bom para a pressão arterial
Um estudo do Journal of Strength Conditioning apresentou resultados interessantes com os participantes: pessoas que treinavam à noite reduziram a pressão arterial em 15% a mais do que aquelas as que faziam isso pela manhã.

Sua perda de peso pode ser mais rápida
Um estudo da Universidade da Nova Inglaterra de Birmingham descobriu que aqueles que malham à noite podem elevar em 20% a intensidade do treino – ótima notícia se você quer emagrecer, já que isso também significa um gasto calórico maior.

Favorece o ganho de massa magra
De acordo com esta pesquisa, nossos níveis de cortisol são mais elevados no período da manhã, o que pode inibir o crescimento muscular. Mas, os níveis de testosterona são mais elevados à noite, o que irá impulsionar o ganho de massa magra.

 

Continua após a publicidade
Publicidade