QDesafio: método para atingir seu objetivo em 30 dias

Idealizado por Rodrigo Sangion, o programa coloca a saúde em primeiro lugar

Por Larissa Serpa Atualizado em 20 ago 2021, 18h22 - Publicado em 2 set 2021, 14h00

Motivado a participar de uma prova de Triathlon no fim deste ano, Danilo Ferreira Machado conseguiu perder 13kg em apenas 30 dias, para que ele pudesse fazer a prova de impacto sem causar danos aos seus joelhos e articulações por conta do sobrepeso.

Perder tanto volume em um período de tempo tão curto, no entanto, é perigoso. Por isso, ele foi atrás de um método que o certificasse que sua saúde estaria em primeiro lugar.

Sob acompanhamento profissional, Danilo participou de um projeto fitness chamado QDesafio, desenvolvido por Rodrigo Sangion, educador físico e CEO da academia Les Cinq Gym de São Paulo.

A estratégia para perder tanto peso em pouco tempo foi primeiro gerar o fortalecimento dos músculos com treinos de musculação, com objetivo de evitar a sensação de fraqueza que poderia ser causada pela dieta que adotou em seguida. Ao longo dos treinos, foi explorado o máximo de sua força e resistência em um menor período.

“Periodicidade, constância e frequência foram determinantes para Danilo, que compareceu aos treinos duas vezes ao dia; pela manhã e após o expediente; o que foi essencial para o seu grande resultado em tão pouco tempo”, conclui Sangion.

Entenda como funciona o QDesafio

A ideia é ser desafiado a melhorar o corpo com segurança, contando com total respaldo dos profissionais da academia.

Os alunos são convidados a se dedicar ao máximo aos exercícios e seguirem uma orientação alimentar, a fim de atingirem um dos objetivos: emagrecer ou definir a musculatura.

“Cada grupo de dez alunos tem um professor como padrinho, responsável por dar orientações individuais e tirar dúvidas. E todos passarão, em algum momento, por um nutrólogo, responsável pela orientação alimentar”, acrescenta Sangion.

Os interessados são inseridos em um dos grupos – fast loss (emagrecimento) ou shape (definição muscular) – e os três alunos que conseguirem o melhor resultado em cada um deles, respeitando a ordem de terceiro, segundo e terceiro lugar, ganham como prêmio, em parceria com a agência Be Happy Viagens, uma viagem para o Hotel Campo Bahia, na Bahia, com direito a acompanhantes, para servir como incentivo.

“Lógico, uma pessoa que teve um resultado grandioso como é o caso do Danilo com certeza seguiu o plano proposto 100%, ou seja, ele se dedicou para ganhar este desafio e assim alcançar o notório resultado nestes 30 dias. Em resumo, quando se tem um objetivo a atingir, você vai com mais determinação e isto é muito importante para o resultado final.”

Continua após a publicidade

Método

Os dois grupos seguem a metodologia Rodrigo Sangion de treinamento, que prevê mais resultado em menos tempo de treino, desde que esse seja feito próximo ao limite máximo de esforço.

O método conta com um treino de musculação mais intenso, com menos volume de repetições e mais peso. “Eles duram de 30 a 40 minutos no máximo, além de ser obrigatório que as pessoas façam treinos de cardio de 45 a 50 minutos, como por exemplo, corrida, escada, bike ou elíptico”, explica Sangion.

Independente se seu objetivo é a perda de peso — e não o ganho de músculo –, como o caso de Danilo, a musculação é inegociável. Isso porque, além de deixar o organismo mais resistente para acompanhar as dietas (que são com déficit de calorias, no caso das para emagrecimento, ou seja, você consome menos energia do que gasta no dia), mudar a proporção músculo X gordura no corpo vai garantir um metabolismo acelerado, fazendo com que todas as funções do corpo ocorram de maneira mais eficaz e facilitando até mesmo a eliminação de peso.

“Vale ressaltar a importância de seguir a orientação nutricional, que é elaborada a partir do objetivo do aluno (seja definição muscular ou emagrecimento) e corresponde a 80% do resultado”, diz Sangion.

O método, como explica o educador físico, pode ser feito além dos 30 dias, se quiser continuar avançando nos resultados, mas o cliente deve passar por uma reavaliação nutricional e também física, trocando o treino.

Resultados duradouros?

Um grande problema que dietas e treinos intensos de curto prazo enfrentam é a não-durabilidade dos resultados a longo prazo.

Sobre essa questão, Sangion afirma: “Eu sempre falo que se a pessoa continuar com a rotina de treinos dela e manter uma alimentação balanceada, o resultado conquistado pelo método do QDesafio com certeza vai se manter e tende a melhorar cada vez mais. Tudo o que se torna constante, a tendência é que fique ainda melhor, o emagrecimento e a definição muito mais aparentes, porque terá maior maturidade muscular, então o corpo vai se adequando cada dia mais a uma rotina de treino e de alimentação.”

Ou seja, após os 30 dias, o ideal é que haja uma reavaliação para direcionar o aluno a seguir uma dieta e treino para manutenção dos resultados — e não mais para resultados rápidos — garantindo assim, que eles se mantenham. Mas, como o aluno já passou por 30 dias de uma rotina intensa, é provável que já tenha adquirido a disciplina necessária para manter um rotina mais amena, então a tendência é, sim, manter.

 

Continua após a publicidade
Publicidade