Quanto tempo até ver os resultados da academia?

Uma rotina de exercícios aliada a uma boa alimentação pode levar a mudanças dentro de 12 semanas

Por Amanda Ventorin Atualizado em 2 Maio 2022, 09h52 - Publicado em 2 Maio 2022, 10h00

Quando você começa a se exercitar, a ansiedade e expectativa para ver os resultados de todo o esforço pode ser algo difícil de se controlar. O tempo passa e apesar de manter a rotina de cuidados, você tem a impressão de que nada mudou. Os tchazinhos continuam ali, aquele six pack parece um sonho impossível e você começa a desanimar. Mas afinal, quanto tempo -de fato- os resultados da academia começam a surgir?

O QUE ACONTECE COM NOSSO CORPO QUANDO FAZEMOS MUSCULAÇÃO

Matheus Vianna, personal trainer e criador do método “treinando sem dor” explica que durante a musculação, nós temos diversas respostas do organismo para fornecer energia e competência funcional o suficiente para a prática. “Como por exemplo, o aumento da frequência cardíaca pela necessidade do sangue rico em O2 precisa chegar mais rápido nos tecidos, aumento do fluxo sanguíneo para as articulações o que favorece a mobilidade articular, aumento da liberação de hormônios que permitirão gerar mais força e mais atenção durante o treino”.  Isso acontece pois ocorrem contrações que resultam em lesões musculares, demandando maior aporte de oxigênio para os tecidos musculares, aumentando os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura corporal, modulando alguns hormônios como adrenalina e noradrenalina.

E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO? 

O corpo, após o treino de musculação, fica inflamado devido as lesões musculares ocasionadas, e de acordo com Walid Nabil Ourabi, especialista pela Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), essa inflamação é de extrema importância para a hipertrofia muscular e aumento da massa muscular.

Além disso, a energia que é gasta durante a prática precisam ser restaurados através da hidratação, alimentação e descanso adequado e hormônios que trazem a sensação de bem estar e prazer são liberados.

Continua após a publicidade

EM QUANTO TEMPO OS RESULTADOS APARECEM

Segundo os profissionais, essa resposta depende de diversos fatores: Sua meta, alimentação, frequência e intensidade dos treinos.

De acordo com a ciência, em um intervalo de 8 a 12 semanas já é possível ter um resultado expressivo quando o assunto é o físico. “Entretanto para um iniciante é mais fácil ainda notar as diferenças como melhor da coordenação intermuscular e intramuscular que é conhecida também como adaptação neural que um estágio inicial de ganho de força, melhora da execução dos exercícios, etc” compartilha Matheus.

Já sobre a disposição, é instantânea. “A partir do primeiro treino já é possível notar a melhora de alguns campos da saúde, pela liberação de neurotransmissores relacionados a humor, relaxamento, controle de ansiedade e disposição. Claro que isso só vai perdurar se a pessoa mantiver frequência na pratica dos exercícios ao longo da vida” completa Walid.

COMO MELHORAR O DESEMPENHO NA ACADEMIA

Não existe atalhos quando o assunto é saúde. A melhor forma de garantir resultados “rápidos” e “certeiros” é buscando auxilio de profissionais especializados, um educador físico para estruturar os treinos, um nutricionista para prescrição de dieta personalizada de acordo com os objetivos e necessidades e um médico para avaliar todo o perfil metabólico e a saúde como um todo para quem não haja excessos e nem falta – pensando na saúde e na estética caminhando juntas.

Continua após a publicidade

Publicidade