Os benefícios do step no agachamento sumô: vale a pena usar?
Movimento trabalha principalmente os músculos internos das coxas e os glúteos

O agachamento é um exercício completo: trabalha diversos músculos, como o glúteo, posteriores de coxa, flexores de quadril, adutor e panturrilha. E ainda é capaz de garantir maior ativação de músculos que sustentam as costas, conforme um estudo publicado no Journal of Human Kinetics. E há uma variação do agachamento tradicional, o agachamento sumô, que pode ser executado utilizando um step.
Qual o benefício do step no agachamento sumô?
“O agachamento sumô usando o step é uma variação do agachamento que enfatiza os músculos internos das coxas e os glúteos. Usar o step aumenta a amplitude de movimento, o que pode intensificar o exercício e promover um maior desenvolvimento muscular nessas áreas específicas. Além disso, fortalece os quadríceps, os músculos das costas e o core, proporcionando um treino mais completo para as pernas e o tronco”, explica o profissional de educação física Bruno BC, em um vídeo em seu perfil do Instagram.
Mas afinal, o step é realmente necessário?
Para o personal trainer Evandro Félix, o step não é realmente necessário no agachamento búlgaro. “Não vejo como necessário, mas sim como um potencializador do exercício. O step dá mais ênfase, porque você faz uma amplitude maior do movimento. Além disso, a carga ultrapassa o nível dos pés, o que não acontece sem o step”.
O profissional ainda explica que se for realizar o agachamento sumô sem o step, para entender melhor a amplitude é uma dica na forma de segurar o halter. Você pega o halter deitado paralelo ao chão, assim é possível fazer uma amplitude maior que dá bastante ênfase nas musculaturas exigidas no exercício.
Com ou sem step, executando o agachamento sumô da maneira correta, haverá resultados, porém com o step eles são um pouco melhores por conta da amplitude ao realizar o movimento. “É essencial ter coordenação de movimentos, porque você faz com os pés bem mais afastados que um agachamento convencional. No sumô, você condiciona o seu joelho para que ele faça o movimento no sentido para a ponta dos pés, porque eles não ficam para frente, mas sim abertos. É um exercício que traz mais conforto ao ser executado, pois a base é maior e praticamente não sobrecarrega o joelho”, finaliza.
Entenda a diferença do agachamento sumô com e sem step nos vídeos abaixo:
Agachamento sumô com step
Agachamento sumô sem Step
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.