Continua após publicidade

Benefícios de praticar tênis

A resposta é sim! E por inúmeros motivos. Confira os benefícios da prática

Por Giovana Santos
Atualizado em 5 set 2023, 21h30 - Publicado em 5 jul 2022, 10h27

O tênis provavelmente não fica no topo da lista de esportes mais praticados no Brasil, mas apesar da sua fama mais modesta por aqui, muitos são os benefícios e motivos para você apostar na prática que consagrou Serena Williams, uma das maiores atletas de todos os tempos — e mulher negra, mãe e ativista em diversas causas.

BENEFÍCIOS DO TÊNIS

O educador físico e personal trainer Tauan Gomes começa listando as vantagens sociais do esporte. “Pode ser praticado por crianças, adultos e idosos, além de gerar conexões sociais e senso de competitividade”, diz.

Na parte física, ele cita “aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhora do reflexo, do senso de direção, do equilíbrio, da coordenação motora e da composição corporal, esta última devido ao alto gasto calórico — de 450 a 650 calorias em apenas uma hora.”

E considerando que a maioria das partidas é disputada em três sets, uma única sessão pode durar até três horas!

QUAIS OS MÚSCULOS TRABALHADOS?

Considerado uma prática completa, o tênis pede agilidade, força e explosão de músculos de todo o corpo. Coxas, panturrilhas, abdômen, costas, braços e ombros são exigidos constantemente.

CONTRAINDICAÇÕES

Como toda modalidade esportiva, o tênis pede alguns cuidados. A orientação de um bom instrutor é essencial, especialmente para iniciantes. “Você precisa respeitar o seu limite e o seu nível de condicionamento físico por se tratar de uma prática que exige muito esforço físico”, aconselha Tauan Gomes.

Além disso, é preciso aliar o esporte a exercícios complementares de força e capacidade aeróbica. “Isso evita lesões e gera um melhor equilíbrio físico”, finaliza. Confira outros cuidados a serem tomados:

  • Nunca pule um aquecimento: ele te ajudará a jogar melhor e evitar lesões. Concentre-se em um aquecimento dinâmico antes de jogar e mantenha os alongamentos estáticos para sua recuperação pós-jogo;
  • Priorize a técnica: ela reduz o risco de lesões e melhora o seu desempenho. Para isso, conte com a ajuda de um instrutor;
  • Fique alerta: mova os pés e sempre observe a bola;
  • Experimente diferentes superfícies: se você tiver problemas nas articulações, experimente jogar em superfícies diferentes. Os três tipos principais são grama, saibro e quadra dura, como concreto.
Publicidade