7 testes caseiros para medir sua aptidão física

Verifique o seu nível em diferentes capacidades

Por Giovana Santos Atualizado em 22 abr 2022, 10h59 - Publicado em 16 Maio 2022, 10h58

Manter o corpo em movimento é importante por vários motivos. Ainda assim, a motivação nem sempre é das melhores todos os dias, sobretudo quando perdemos a noção do nosso progresso.

Por isso, realizar testes de aptidão física de tempos em tempos é uma ótima forma de medir em qual nível estamos em relação aos nossos objetivos.

COMO FAZER UM TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Além de ser essencial escolher muito bem o teste que você vai realizar (se de força, resistência e flexibilidade, por exemplo), é preciso realizá-lo de tempos em tempos (em intervalos de seis a 8 semanas) e sempre sob as mesmas condições.

Isso porque vários fatores podem alterar os resultados, como o horário do dia, o que você comeu (ou não) antes, o clima, a fase do ciclo menstrual, a qualidade do sono e a localização.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA: 7 OPÇÕES

Para medir a resistência cardiovascular:

1

TESTE DO BIP

Determine um percurso de 20 metros. O objetivo é atingi-la antes de ouvir o bip do teste — você terá três chances de fazer isso. Nesse caso, um áudio pré-gravado é necessário.

2

TESTE DE COOPER

Esse teste de resistência cardiovascular dura 12 minutos. Nele, você pode nadar ou correr, mas a piscina precisa ter o comprimento de 25 metros ou o terreno precisa ser regular. Assim, basta correr ou nadar o mais longe possível em 12 minutos e comparar o resultado de acordo com o gráfico.

Para medir a força muscular:

3

TESTE DOS 60 SEGUNDOS

É um teste muito eficaz para medir a resistência muscular num curto espaço de tempo, além de ser uma excelente forma de desafiar o corpo.

Continua após a publicidade

Nele, você precisa fazer quantas flexões de braço conseguir em um minuto. Mas os movimentos precisam ser completos, viu? Você pode repetir o experimento com outros exercícios, como agachamentos e burpees.

4

TESTE DA REPETIÇÃO ÚNICA

Já esse teste exige equipamentos e pesos. Para isso, selecione o grupo muscular que deseja testar e use a técnica de levantamento de peso para essa parte do corpo, com um peso que lhe permita fazer uma única repetição.

Para testar o condicionamento físico e a mobilidade:

5

TESTE DE ROUNDS

O objetivo é completar o máximo possível de rounds em 5 minutos. Cada round é composto por 5 burpees, 10 agachamentos e 10 abdominais. Em seguida, analise o resultado:

  • 3 rounds ou menos = iniciante;
  • 4 a 5 rounds = boa condição física;
  • 5 ou mais rounds = avançado.
6

TESTE MINUTO A MINUTO

Esse teste vai aumentar a sua frequência cardíaca! No início de cada minuto, faça 30 mountain climbers para cada perna (60 no total). Complete o tempo restante com burpees . O teste tem a duração de 5 minutos.

Depois, avalie desta maneira:

  • Até 10 burpees = iniciante;
  • 10 a 20 burpees = boa condição física;
  • 20 ou mais burpees = avançado.

Para verificar a sua flexibilidade:

7

TESTE DO ALCANCE

O teste de alcance é usado para testar a sua flexibilidade e requer apenas uma caixa ou um degrau encostados ao lado de uma parede.

Comece descalça, suba na caixa e mantenha os calcanhares apoiados nela durante todo o movimento. Estique os braços para frente na altura dos ombros e leve o corpo para frente, mas sem jogar o quadril para trás. Mantenha por dois segundos.

A ideia é medir quão longe os seus dedos médios (que geralmente são mais compridos) conseguem chegar na parede.

Continua após a publicidade

Publicidade