Continua após publicidade

Treinar durante a semana ou só aos sábados traz os mesmos benefícios

Estudo prova que pessoas que espaçam os treinos ao longo da semana ou que concentram a prática aos finais de semana usufruem dos mesmos benefícios

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 26 ago 2022, 08h00
treino de fim de semana
 (Pixabay / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a correria do dia a dia, encontrar tempo para fazer exercícios físicos durante a semana pode ser complicado. Mas a boa notícia é que os treinos de fim de semana são ótimos para a saúde – e podem trazer os mesmos benefícios de quem treina todos os dias. 

Isso porque um novo estudo comprovou que as pessoas que optam por treinos longos no sábado ou no domingo – em substituição às práticas diárias -, não estão tão erradas assim. Elas podem se beneficiar da mesma maneira que as que fazem questão de treinar durante a semana. 

O estudo, publicado este ano no Journal of the American Medical Association Internal Medicine, indica que comprimir a necessidade recomendada de exercícios físicos nos dois dias do fim de semana oferece quase todos os mesmos benefícios do que espaçar a prática. 

A pesquisa acompanhou mais de 350 mil adultos para chegar a essa conclusão. Todos os participantes eram saudáveis: não lidavam com doenças crônicas e reportaram as suas atividades físicas ao longo de 10 anos. 

Continua após a publicidade

Para que fizesse sentido, os pesquisadores dividiram os participantes segundo um critério: se estavam de acordo ou não com a recomendação semanal de atividade física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade moderada a intensa ou 75 a 150 minutos de atividade muito intensa por semana. 

Aqueles que correspondiam ao critério foram divididos segundo um novo fator: se exercitarem apenas uma ou duas vezes na semana ou três ou mais dias, para determinar se havia uma diferença no risco de vida causada por doenças cardiovasculares, câncer ou outras causas. 

Porém, a boa notícia é que o estudo sugere que pessoas que fazem exercícios físicos, seja regularmente ou apenas no final de semana, têm menos chances de mortalidade do que as que são inativas. A pesquisa também não encontrou diferenças significativas entre aqueles que espaçam os treinos ou os que praticam apenas uma ou duas vezes na semana pelo mesmo período.  

Continua após a publicidade

Em resumo: enquanto você estiver alcançando a quantidade recomendada de exercícios físicos todas as semanas, a forma como essas práticas são divididas ou espaçadas não interfere nos seus riscos de mortalidade, diz o estudo. 

“Essa é uma boa notícia, considerando que o padrão de treino dos que treinam apenas no fim de semana pode ser mais conveniente para muitas pessoas que têm dificuldade em alcançar os níveis recomendados”, explicam os autores do estudo. 

Ou seja, nada de sentir culpa por pular os treinos durante a semana e apostar no treinão de sábado: desde que o tempo recomendado seja o objetivo, você vai curtir os benefícios da prática física independente do formato dos treinos. Legal, né?!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.