6 exercícios físicos que combinam com o home office

Manter a rotina de exercícios é essencial - principalmente se o seu trabalho também acontece dentro de casa

Por Marcela De Mingo Atualizado em 27 Maio 2022, 11h34 - Publicado em 3 jun 2022, 08h00

Muitas empresas decidiram adotar o home office de vez: agora, longe dos escritórios, seus colaboradores trabalham de casa, às vezes com eventuais reuniões presenciais em cafés ou coworkings. 

Por um lado, sem o tempo de deslocamento, nos vemos livres para adotar outros hábitos e hobbies positivos. Ao mesmo tempo, esse pode ser mais um conto do vigário: no fim do dia, o que percebemos é que ficamos o dia inteiro na frente do computador, sem nem mesmo alongar o corpo direito. 

É muitíssimo importante manter uma rotina de exercício, independente do local onde está inserido, seja na academia, em casa ou no local habitual de trabalho como indústria, comércio, escritórios, etc.”, explica Murilo Queiroz, personal trainer cadastrado no GetNinjas. 

De acordo com o profissional, as pessoas tendem a ter mais resistência em realizar exercícios físicos com regularidade quando trabalham home office, já que não consideram as próprias casas como os lugares mais adequados para a atividade física – e, consequentemente, acreditam também que não terão os resultados esperados. 

Normalmente, as pessoas se sentem menos motivadas a realizar treinos e aumentam o consumo e a ingestão de alimentos calóricos no conforto da sua casa. Como consequência disso, o sedentarismo e as possíveis doenças ocasionadas por ele começam a surgir.”

EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE COMBINAM COM O HOME OFFICE

Agora que você já entendeu porque vale a pena manter uma rotina de exercícios e o que considerar na hora de escolher uma prática, o que é possível combinar com o ambiente home office? 

Veja, abaixo, ideias de atividades que encaixam com a rotina de quem trabalha – e treina! – em casa: 

1

Yoga

No YouTube é possível encontrar aulas completas e gratuitas de yoga, que oferecem flexibilidade, fortalecimento muscular e tranquilidade.

2

Zumba (e outros tipos de dança) 

Continua após a publicidade

Que tal uma aula de zumba em casa? É possível tanto fazer parte de aulas em grupo remotas, como acompanhar tutoriais na internet, assim como acontece com a yoga. 

3

Alongamento

Antes de dormir ou ao acordar, que tal tirar cinco minutos para alongar o corpo? Aqui, é possível tanto observar o próprio corpo e buscar movimentos que sejam confortáveis quanto optar por tutoriais online. 

4

Treinos de alta intensidade

É gastar calorias que você quer? Então, saiba: é possível, sim, fazer treinos curtos e de alta intensidade sem sair de casa. Existem plataformas que oferecem treinos estruturados e em sequência e vídeos no YouTube com treinos rápidos e que vão fazer você suar. No entanto, vale prestar muita atenção aos movimentos e não exagerar na dose – afinal, você fará o treino sozinha, sem acompanhamento  profissional. 

5

Caminhadas

Que tal sair um pouco de casa na hora do almoço? Fazer uma caminhada de 10 minutos já é o suficiente para aliviar a mente e o corpo, que passou tanto tempo concentrado e na mesma postura. 

6

Corda

Pular corda é outro exercício muito acessível e ótimo para a saúde. Se você tiver espaço, pode praticar na sala de casa mesmo – só cuidado com os vizinhos logo abaixo! Ou, caso contrário, você pode ir até a garagem ou academia do seu prédio para pular por alguns minutos. 

Continua após a publicidade

Publicidade