Treino de condicionamento físico: benefícios e como fazer
Esse tipo de exercício visa todo o corpo
O treino de condicionamento físico inclui exercícios que visam todo o corpo, usando muitos músculos diferentes para fortalecer, moldar e tonificar. Eles podem combinar vários tipos de exercícios, como treinamento de flexibilidade, força e resistência mas o objetivo principal é melhorar a resistência.
Esses exercícios valiosos oferecem uma série de benefícios positivos para o seu nível geral de saúde.
BENEFÍCIOS DO TREINO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
➠Versatilidade
Como não requerem equipamento, você pode fazê-los em qualquer lugar. Isso é ideal quando você está viajando ou tem um limite de tempo.
Melhora a saúde cardiovascular
As vantagens aeróbicas desses exercícios estimulam os sistemas cardiovascular e respiratório, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Eles fortalecem o sistema músculo-esquelético, retardam a perda óssea e melhoram a densidade óssea, o que ajuda a prevenir a osteoporose.
Ajuda a queimar calorias
O aumento da massa muscular ajuda a queimar calorias e a manter a forma. As células musculares queimam mais calorias do que as células adiposas, mesmo em repouso. É especialmente importante fazer exercícios de fortalecimento, uma vez que o envelhecimento causa perda muscular e retarda a taxa metabólica de repouso.
Previne o declínio cognitivo
Condicionar seu corpo ajuda você a se sentir melhor em geral, à medida que ganha confiança, reduz os sintomas depressivos e se sente melhor mentalmente.
De acordo com um estudo de 2019, o treinamento de condicionamento físico pode melhorar a função mental e prevenir o declínio cognitivo.
O estudo descobriu que adultos de meia-idade e mais velhos que participaram de 12 semanas de treinamento intenso de resistência apresentaram melhora no desempenho da memória verbal atrasada quando comparados ao grupo de controle, que não se exercitou.
➠Constrói músculos e força
À medida que você constrói músculos e corta gordura, você terá mais força, resistência e agilidade ao realizar tarefas diárias, como levantar itens pesados, carregar malas grandes e subir escadas.
Aumenta a flexibilidade
Realizar exercícios de condicionamento corporal treina seu corpo para se abrir e se mover de maneiras diferentes. Alongar e estender os músculos é vital para melhorar a flexibilidade, amplitude de movimento e mobilidade.
Você também desenvolverá equilíbrio, estabilidade e coordenação. Tudo isso ajuda a prevenir lesões e quedas que são comuns com a idade.
CUIDADOS AO FAZER UM TREINO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Você deve ter um nível razoável de condicionamento físico, energia e mobilidade para passar por essas posições com facilidade.
Se você é novo no fitness ou tem alguma lesão ou problema médico, tenha cuidado e comece devagar. Modifique os exercícios para se adequarem ao seu corpo, conforme necessário.
Sempre faça um aquecimento e um resfriamento antes e depois da sessão de treino para que seu corpo fique devidamente ajustado. Use forma, técnica e alinhamento corretos ao fazer esses exercícios. Evite qualquer movimento que lhe cause dor ou desconforto.
EXERCÍCIOS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Faça o sangue fluir, o coração bater e os músculos flexionarem com esses exercícios de condicionamento corporal. Para obter melhores resultados, incorpore alguns deles à sua rotina diária ou faça uma sessão mais longa, duas a três vezes por semana.
Saltos com agachamento
Use o controle para pousar da maneira mais suave e silenciosa possível.
Alpinistas
Comece em uma prancha alta. Mantenha a coluna reta enquanto envolve o núcleo e puxa o joelho direito em direção ao peito.
Burpees
Para tornar este exercício mais desafiador, faça 2 a 4 flexões seguidas na posição de prancha.
Polichinelo
Este exercício cardiovascular para todo o corpo tem como alvo os glúteos, quadríceps e isquiotibiais.
Saltos na caixa
Use as duas pernas para pular explosivamente na caixa, levantando os braços acima da cabeça.
Estocadas laterais
Este exercício utiliza os músculos ao longo das laterais das pernas, visando quadris, glúteos e coxas.