Continua após publicidade

5 dicas (científicas) para voltar aos exercícios depois do Carnaval

Veja táticas - cientificamente comprovadas - para voltar à rotina

Por Larissa Serpa
22 fev 2024, 09h00

Abandonar sua rotina de exercícios durante o Carnaval é absolutamente normal — e até esperado.

Seja para curtir os blocos ou simplesmente para descansar, a pausa é muito bem-vinda, mas voltar à rotina depois de um tempo longe da academia pode ser extremamente frustrante.

Além de ter que reorganizar seus hábitos, você pode se sentir desanimado quando perceber que os treinos que você teria feito facilmente duas semanas atrás parecerem difíceis. E embora todos esses sentimentos sejam normais, eles podem desencorajá-lo a começar a fazer exercícios novamente.

Mas a ciência tem dicas de como voltar ao cavalo — ou melhor, à bicicleta ergométrica.

Continua após a publicidade
1

Transfira a diversão para a academia

Claro, não estamos falando que você vai se divertir tanto quanto quando estava dançando marchinhas de Carnaval com os amigos, mas sair desse mindset para um de obrigações de uma hora para outra e após tantos dias parado pode parecer uma tortura.

Em vez disso, nessa primeira semana, selecione treinos que vão te animar. Marque uma aula de spinning naquele studio que toca o tipo de música que você adora ou faça treinos de basquete.

De acordo com o estudo Autoeficácia versus Prazer Percebido como Preditores do Comportamento da Atividade Física, “um maior prazer com a atividade física influencia a capacidade dos indivíduos de praticar atividade física”.

Continua após a publicidade
2

Escolha seu combustível

Assim como você se alimentava e até usava bebidas estimulantes (sim, estamos falando do álcool) para aguentar os blocos, seu corpo também precisa de um incentivo a mais para ter energia para os treinos.

Incluir café (ou outra bebida que contenha cafeína) pode beneficiar o seu treino. De acordo com uma pesquisa, a bebida não só te deixa mais animado para sair do sofá mas também pode melhorar o desempenho nos exercícios quando ingerida em doses moderadas (3-6 mg/kg de massa corporal).

Outra vantagem é que o ativo reduz a dor muscular e a sensação de força, levando a uma redução na percepção do esforço durante o exercício.

Continua após a publicidade
3

Chame um amigo

Ter alguém para se encontrar na academia em um determinado horário pode mantê-lo responsável por comparecer.

De acordo com uma pesquisa, quando você e seu amigo se encorajam, vocês se esforçam mais (e obterão melhores resultados!). E não há nada de errado com um pouco de competição amigável.

Num outro estudo, foi comprovado que mesmo exercitar-se com um parceiro virtualmente presente (mostrando que ele também foi treinar naquele horário pelo Whatsapp) pode melhorar o desempenho e motivação.

Continua após a publicidade
4

Capriche na playlist (antes mesmo do treino)

Mais da metade dos frequentadores de academias considera a música um ponto crucial na motivação durante o treino. E 39% deles juram que suas músicas favoritas os colocam no estado de espírito certo para ir se exercitar.

 

5
Continua após a publicidade

Escolha uma roupa bonita

E isso está longe de ser futilidade. Um estudo feito pela Barbell Apparel questionou 2.000 frequentadores de academia sobre como eles consistentemente encontram motivação para ir à academia.

88% deles afirmaram que simplesmente vestir a roupa de treino era um fator chave para a sua consistência. No mesmo estudo, 85% das pessoas disseram que ter roupas bonitas as ajudava a se sentirem mais confiantes na academia.

Quer umas dicas de looks bonitos e ainda com tecidos funcionais para você ficar confortável na academia? A gente indica abaixo:

Saia Clarissa Azul Garoa

.

Jaqueta Bea Azul Garoa

.

Legging Fusô Rita Lift Wave

.

Blusa Dry Fit Manga Curta Rapha Marinho Escuridao

.

Publicidade