Yoga: 5 curiosidades que você não sabia sobre a prática
A prática envolve uma profunda reorganização do corpo e da consciência, afirma professor

O Yoga é uma prática que possui mais de 5 mil anos e foi criada na Índia, promovendo o bem-estar tanto físico, quanto mental. Porém, muitas vezes, ele é associado a alongamentos, respiração e posturas tranquilas.
Mas seus efeitos e origens vão muito além. “As pessoas costumam reduzir o Yoga apenas a algo físico, mas a prática envolve uma profunda reorganização do corpo e da consciência, ela é uma filosofia de vida, não só uma modalidade de exercício”, explica o naturopata e professor de Yoga Ravi Kaiut, que vem desenvolvendo trabalhos focados em mobilidade, longevidade e saúde articular.
E isso foi também comprovado em estudos. Uma pesquisa publicada na Pain Medicine, em 2021, confirmou que a prática de yoga reduziu a percepção de dor em pacientes com fibromialgia. Já um estudo de 2021 publicado no Journal of Clinical Hypertension, mostrou que a constância na prática de Yoga está associada à redução significativa da pressão arterial sistólica, em pacientes com hipertensão leve.
Veja abaixo 5 curiosidades que você precisa saber sobre o Yoga:
1
O Yoga é universal: Apesar de ter raízes na Índia antiga, o Yoga ultrapassou barreiras culturais e religiosas de vários países. Hoje, é reconhecido como uma prática global de promoção à saúde e ao bem-estar. “O Yoga não está restrito a uma religião como muitos pensam, é uma metodologia corporal que pode ser adaptada para qualquer pessoa, em qualquer cultura”, afirma Ravi Kaiut.
2
Benefícios além da flexibilidade: “O Yoga adapta-se ao corpo que você tem, isso não pode ser uma barreira para que você inicie na prática, ela é altamente adaptativa. Entre os benefícios comprovados estão a redução do estresse, a melhora do sono, o fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da mobilidade e o alívio de dores crônicas”, explica.
3
Yoga e ciência andam juntos: Estudos científicos cada vez mais reforçam o uso do Yoga como prática complementar na medicina moderna. Ele é indicado para condições como ansiedade, depressão, hipertensão, dores lombares e até como suporte em tratamentos de câncer. “A prática constante ajuda o corpo a entrar em estados fisiológicos de recuperação, algo fundamental para quem busca qualidade de vida a longo prazo”, pontua Ravi Kaiut.
4Existe Yoga até para quem tem mobilidade reduzida: Não é preciso sentar no chão ou fazer posturas altamente complexas e difíceis para praticar, a adaptação é fundamental, especialmente para quem ainda está iniciando na prática. “A prática bem orientada respeita as limitações do corpo”, destaca Ravi.
A respiração é tão importante quanto a postura: Um dos pilares do Yoga é o “pranayama”, o controle da respiração. Mais do que um detalhe, ele é o elo entre corpo e mente. “É pelo ritmo da respiração que conseguimos acessar camadas mais profundas de relaxamento e consciência, unido às posturas físicas, é um outro nível de autoconhecimento corporal”, conclui Ravi Kaiut.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.