5 dicas para turbinar seu bem-estar nas férias

Com os dias de descanso batendo à porta é hora de desacelerar e cuidar mais de você. Descubra como

Começo de ano é sinônimo de relax! Para quem vai curtir alguns dias longe do trabalho, a dica é diminuir o ritmo e aproveitar o tempo livre para fazer tudo aquilo que você ama – mas que é difícil encaixar na agenda. Vale pegar um sol e reforçar o estoque de Vitamina D, encarar aquele treino power, tirar a tão desejada soneca durante a tarde, ler o livro que a sua amiga recomendou e, claro, testar receitas que cabem na dieta e caprichar na alimentação saudável.

A seguir, confira sugestões de boas práticas para deixar os seus dias de verão mais gostosos, ensolarados e saudáveis, onde quer que você esteja:

1 – Brinde às férias… mas com moderação. Que tal uma taça de espumante, vinho rosé ou gim-tônica para aproveitar o fim de tarde ao lado de alguém especial? Além de refrescantes, essas opções são menos calóricas e têm a cara do verão.

2 – Medite: a prática ameniza a tensão e até melhora a autoconfiança. Reserve alguns minutos, todos os dias, para respirar fundo e acalmar a mente. Se conseguir fazer isso pertinho do mar, melhor ainda.

3 – Hidrate-se o tempo todo: de pernas para o ar ou fazendo exercícios na areia, a palavra de ordem do verão é água! Caso prefira, troque pela de coco ou por um chá gelado com rodelas de laranja ou limão.

4 – Ligue o som na playlist certa: música ativa a região do cérebro em que é produzida a dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e felicidade. A regra é uma só: escolher suas músicas preferidas para dançar e cantar junto.

5 – Alimente-se bem: faça as três refeições principais, tentando comer menos à noite, para dormir melhor e acordar mais disposta. Quer dar aquele up nas receitas de verão? Inclua pescados no cardápio, pelo menos três vezes por semana. Segundo Paula Castilho, nutricionista da clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo, essa é a frequência ideal para consumir a carne de peixe, que, além de deliciosa, é supersimples de preparar. Entre as opções mais saborosas e práticas está o salmão. “Rico em ômega 3, um tipo de gordura chamada de poli-insaturada, que, ao contrário da gordura saturada, traz benefícios à saúde cardiovascular, o salmão diminui os riscos de doenças cardíacas, derrames, melhora as taxas de colesterol e tem ação anti-inflamatória”, explica a especialista. Para manter a dieta, prefira receitas em que o alimento seja assado, grelhado, ensopado ou consumido cru, de preferência temperado com ingredientes naturais e pouco sal.

Salmão, saúde e sorrisos

Para aproveitar seu tempo livre de uma maneira saudável e gostosa, o site da Salmón de Chile reúne opções inovadoras para você experimentar receitas com salmão. Tem espeto de salmão, ceviche, coxinha e até lasanha de salmão! Abaixo, uma receita refrescante e deliciosa para deixar os seus dias de sol ainda mais saborosos.

SALADA FRESCA DE SALMÃO COM CUSCUZ

para 4 a 6 pessoas

 (Salmón do Chile/Divulgação)

Ingredientes

• 600 gramas de salmão da Salmón de Chile cortado em cubos médios
• 2 xícaras (chá) de cuscuz
• 3 tomates médios picados em cubos pequenos
• 1 pepino descascado, sem sementes e picado em cubos pequenos
• 1 xícara (chá) de abacaxi fresco picado em cubos pequenos
• 3 colheres (sopa) de cebola roxa picada em pedaços pequenos
• 50 ml de suco de limão
• 1 colher (chá) de endro (dill) picado
• 1 colher (sopa) de raspas de limão
• 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
• Sal e pimenta a gosto
• 4 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresco picado

Modo de preparo

  • Hidrate as duas xícaras de cuscuz com a mesma quantidade de água fervente, uma colher (sopa) de azeite e uma pitada de sal, em uma vasilha tampada, até que a água seja absorvida por completo.
 Deixe esfriar totalmente.
  • Marine o salmão com o suco de limão por 10 minutos na geladeira. Em outra vasilha, misture o cuscuz com o tomate, pepino, abacaxi, raspas de limão e cebola. Acrescente o salmão em cubos e o caldo da marinada.
 Tempere com azeite de oliva, endro (dill), sal e pimenta.
  • Salpique as folhas de hortelã picado e sirva imediatamente. Você também pode deixar na geladeira até o momento de servir.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s