Conheça o radicchio rosa, alimento que é sucesso no Instagram

A verdura fotogênica conquistou as redes sociais. Veja de onde ela vem e como incluí-la no cardápio

Por Camila Junqueira, Gislene Pereira - Atualizado em 2 mar 2018, 14h49 - Publicado em 1 mar 2018, 19h53

O Instagram é cheio de imagens de comidas lindas e inspiradoras. Por isso, não é surpresa que, vez ou outra, algum prato vira tendência por lá! O hit do momento é a salada pink, que está bombando no feed de quem segue perfis gastronômicos. Diferente de tudo que você já viu, ela é feita com radicchio rosa no lugar das conhecidas folhas verdes. O prato fotogênico conquistou os corações dos usuários, mas, afinal, qual será o sabor desse alimento?

O radicchio é uma verdura de origem italiana, prima da chicória, de gosto amargo e textura crocante. É mais comum encontrá-la na cor roxa – a variação rosa é cultivada em apenas duas regiões do mundo: Veneto, na Itália, e em alguns locais dos Estados Unidos, como Pensilvânia e Califórnia. O radicchio é colhido no outono, replantado e coberto com areia para evitar a exposição ao sol e o escurecimento das folhas.

View this post on Instagram

The Pink Salad. #pinksalad #pinkradicchio

A post shared by Giorgia Polo (@giorgette_p) on

De acordo com o chef e nutricionista funcional Carlos Rocha, de São Paulo, existem vários pratos que combinam com o radicchio, como risotos e massas. “Ele pode ser consumido tanto cru como temperado com azeite de oliva e sal, e sua textura firme permite assá-lo ou grelhá-lo”, destaca Carlos. Para reduzir o sabor amargo, ele indica lavar a verdura com água morna.

View this post on Instagram

Voglia di primavera Made on 👍🏻😍 #radicchiorosa #mix #mozzarelinealsole #pausapranzo

A post shared by Francesca_Passion4Baking (@francy_e_bibi_) on

Não é comum encontrar radicchio rosa no Brasil, mas se cruzar com ele em alguma feira, vale levá-lo para casa: o alimento é cheio de vitaminas e minerais. “Fonte de vitamina A e C, magnésio e potássio, deve ser escolhido quando está mais maduro”, comenta Carlos. 

View this post on Instagram

Happy Day of Love from my kitchen. Flower in the form of Radicchio del Veneto.

Continua após a publicidade

A post shared by Morgan Jarrett (@chefmorganjarrett) on

View this post on Instagram

#vegetariano #inverno #radicchiorosa #briedicapra #valeriana #noci #semidichia #semidizucca #pranzo #light #verdura

A post shared by Antonella (@uanto65) on

View this post on Instagram

Pink Lettuce! Radicchio del Veneto with Roasted Seckel Pears, Pine Nuts, Rosemary and Cipollini Maybe see you on #valentinesday ? Yes? Great. #youlooknice

A post shared by You look nice. (@thefinchnyc) on

No prato, a verdura pode ser combinada com alimentos ácidos, doces ou salgados. Veja uma sugestão de salada montada com o radicchio rosa indicada pelo nutricionista:

Salada com radicchio rosa

INGREDIENTES

  • 100 gramas de radicchio rosa
  • 50 gramas de tomate-cereja
  • 100 gramas de berinjela
  • Sal a gosto
  • Vinagre a gosto
  • Azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Mantenha as folhas de radicchio por 5 minutos em água morna para retirar o amargor. Corte a berinjela em fatias finas sem retirar a casca e deixe-as de molho por 3 minutos na água fria com sal e vinagre. Após esse tempo, frite as fatias de berinjela em uma frigideira antiaderente sem óleo. Corte os tomates-cereja ao meio e monte a salada na seguinte ordem: berinjela, radicchio e tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre.

Continua após a publicidade
Publicidade