Conheça o radicchio rosa, alimento que é sucesso no Instagram

A verdura fotogênica conquistou as redes sociais. Veja de onde ela vem e como incluí-la no cardápio

O Instagram é cheio de imagens de comidas lindas e inspiradoras. Por isso, não é surpresa que, vez ou outra, algum prato vira tendência por lá! O hit do momento é a salada pink, que está bombando no feed de quem segue perfis gastronômicos. Diferente de tudo que você já viu, ela é feita com radicchio rosa no lugar das conhecidas folhas verdes. O prato fotogênico conquistou os corações dos usuários, mas, afinal, qual será o sabor desse alimento?

O radicchio é uma verdura de origem italiana, prima da chicória, de gosto amargo e textura crocante. É mais comum encontrá-la na cor roxa – a variação rosa é cultivada em apenas duas regiões do mundo: Veneto, na Itália, e em alguns locais dos Estados Unidos, como Pensilvânia e Califórnia. O radicchio é colhido no outono, replantado e coberto com areia para evitar a exposição ao sol e o escurecimento das folhas.

View this post on Instagram

The Pink Salad. #pinksalad #pinkradicchio

A post shared by Giorgia Polo (@giorgette_p) on

De acordo com o chef e nutricionista funcional Carlos Rocha, de São Paulo, existem vários pratos que combinam com o radicchio, como risotos e massas. “Ele pode ser consumido tanto cru como temperado com azeite de oliva e sal, e sua textura firme permite assá-lo ou grelhá-lo”, destaca Carlos. Para reduzir o sabor amargo, ele indica lavar a verdura com água morna.

Não é comum encontrar radicchio rosa no Brasil, mas se cruzar com ele em alguma feira, vale levá-lo para casa: o alimento é cheio de vitaminas e minerais. “Fonte de vitamina A e C, magnésio e potássio, deve ser escolhido quando está mais maduro”, comenta Carlos. 

No prato, a verdura pode ser combinada com alimentos ácidos, doces ou salgados. Veja uma sugestão de salada montada com o radicchio rosa indicada pelo nutricionista:

Salada com radicchio rosa

INGREDIENTES

  • 100 gramas de radicchio rosa
  • 50 gramas de tomate-cereja
  • 100 gramas de berinjela
  • Sal a gosto
  • Vinagre a gosto
  • Azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Mantenha as folhas de radicchio por 5 minutos em água morna para retirar o amargor. Corte a berinjela em fatias finas sem retirar a casca e deixe-as de molho por 3 minutos na água fria com sal e vinagre. Após esse tempo, frite as fatias de berinjela em uma frigideira antiaderente sem óleo. Corte os tomates-cereja ao meio e monte a salada na seguinte ordem: berinjela, radicchio e tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s